Gerente de projetos: profissão promissora que exige uma alta dose de humanidade

A função de gerente de projetos é algo que ganhou bastante notoriedade nos últimos tempos no mundo empresarial. Esse fato se deve à visível importância dessa função para o sucesso de qualquer trabalho, afinal, tudo o que envolve esse mundo, necessita de comandantes que sejam, antes de tudo, líderes. Esse profissional tem o dever de planejar, acompanhar e liderar todo o andamento do projeto. E para quem deseja se tornar um profissional cada vez melhor nessa área, é necessário atentar-se a algumas dicas.

1 – Comunicação

Comunicar-se bem é habilidade obrigatória para se tornar um melhor gerente de projetos. Com uma boa comunicação é possível convencer a equipe a respeito da importância do projeto em questão e também da importância do esforço de cada pessoa envolvida nesse negócio. Dessa forma, cada um dará o melhor de si para o sucesso do empreendimento.

2 – Comprometimento com os prazos

Um dos piores deslizes que o profissional em questão pode cometer é não entregar o trabalho dentro do tempo estabelecido. Essa falta pode acabar com qualquer credibilidade que essa pessoa tenha em sua profissão. Por isso, é importante se comprometer somente com trabalhos que realmente poderão ser entregues dentro do prazo acordado, e de preferência muito antes do fim desse prazo.

3 – Enxergar as oportunidades

Não somente enxergar, mas também saber aproveitar as oportunidades que contribuirão para o sucesso do empreendimento. E essa percepção ainda inclui a habilidade de ver a oportunidade onde ninguém mais consegue enxergar. O verdadeiro dirigente de projetos acredita no seu trabalho e consegue surpreender a todos quando menos se espera.

4 – Liderança

Projetos ágeis e de sucesso só são possíveis com o bom gerenciamento de um líder. Diferente do chefe, o líder não tem a antiquada mentalidade de apenas dar ordens. Ele procura soluções para os problemas em conjunto com seus liderados, assim como também vibra com cada conquista do grupo. Ele sabe que a conquista não é somente sua ou dos outros em particular, mas de toda a equipe.

5 – Nunca desistir

Problemas e obstáculos existem em qualquer tipo de projeto, porém, é necessário não se deixa abalar por nenhum empecilho que apareça no caminho. O gestor procura e instiga a todos os seus liderados a procurarem soluções.

Qualidade

Não é novidade para ninguém que para ser bem sucedido um projeto precisa ter qualidade. E para isso é necessário contar com boas ferramentas de organização e controle. Por essa razão, a Acelerato proporciona o melhor suporte a quem trabalha com o seu software de Gestão de projetos ágeis, trazendo assim um produto de grande qualidade e eficiência a seus clientes gerentes.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-