Para conseguir prosperar no mercado corporativo atual, existem determinadas técnicas e estratégias essenciais para se conquistar bons resultados e adquirir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes diretos do seu negócio. Uma dessas estratégias é aprender a ouvir as ideias dos clientes e utilizar esse fato para melhorar o desempenho e a produtividade da empresa.

A seguir, listamos algumas maneiras possíveis de como fazer isso e quais são os benefícios que essa ação pode gerar para a corporação.

1) Crie canais diretos para se comunicar com os seus clientes

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que para ouvir o que os consumidores tem a dizer sobre a empresa é preciso criar um modelo de comunicação de duas vias, como por exemplo, páginas em redes sociais, um blog dentro do site da marca e até mesmo um chat para contato, caso possível. Dessa forma, a comunicação entre a empresa e os seus clientes permanece aberta para que esses últimos possam mandar suas ideias, opiniões, elogios e reclamações de modo voluntário e sincero. Na situação inversa, quando a empresa pressiona os seus clientes a compartilharem informações através de ligações ou emails, as respostas podem acabar não sendo completamente honestas, o que prejudicará o método de ação da marca em se adaptar as preferências de seus clientes.

2) Leve em consideração a opinião dos clientes ao elaborar novos produtos e serviços

Para serem convencidos a adquirir algo, os consumidores precisam acreditar que aquele produto realmente irá lhes agregar valor, tornando o seu investimento vantajoso. Portanto, para conseguir alcançar essas expectativas, a empresa precisa considerar a opinião de seus clientes, tanto em relação aos seus produtos, como também pelos produtos da concorrência, para descobrir quais são as principais vantagens que ele oferece e, assim, poder superá-lo.

3) Descubra qual é a melhor abordagem para se comunicar com os seus clientes

Tendo identificado qual é o público-alvo da empresa, é importante descobrir qual o melhor estilo de linguagem para se comunicar com ele, para que os clientes entendam e apreciem a comunicação realizada pela empresa. Em outras palavras, através de suas redes sociais, site ou blog, a empresa deve oferecer um conteúdo condizente com o seu público, com dicas e informações úteis e capazes de atraí-lo para perto e consequentemente, fidelizar esse cliente.

Para descobrir qual abordagem adotar, novamente é essencial estar aberto a ouvir o que os clientes tem a dizer. Desse modo, é válido desenvolver pesquisas de opinião e enquetes que permitam que os consumidores avaliem os métodos de comunicação da empresa e definam quais aspectos preferem e quais consideram que poderiam ser melhorados.

4) Avalie seus feedbacks de forma constante

Ouvir os clientes com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa é algo que precisa ser feito constantemente e não apenas uma vez ou de forma esporádica. Portanto, é um relacionamento que precisa ser regado sempre que possível, principalmente no pós-venda, para descobrir se a experiência do consumidor foi positiva ou negativa com determinado serviço ou produto, se ele voltaria a fazer negócios com a empresa e ainda se acredita que algum aspecto deveria ser atualizado ou aprimorado.

Com o auxílio do Acelerato, um sistema online multitarefas, a empresa é capaz de realizar um atendimento ao cliente mais eficiente e rápido, pois essa ferramenta possibilita que o setor de Help Desk trabalhe de forma mais integrada e organizada, além de permitir que o trabalho seja realizado de qualquer lugar.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui