Cada vez mais empresas têm recorrido ao Workflow em suas práticas e estratégias. Fluxo de trabalho (traduzido do inglês) é como se denomina uma sequência de passos que devem ser seguidos com intuito de automatizar os processos do negócio. Dentro delas são estabelecidas regras de conhecimento dos envolvidos e que possam ser transmitidas de uma pessoa(equipe) para outra.

Muito utilizada no meio corporativo, o Workflow tem grande importância na gestão de pessoas, no processo de produção, atendimento ao cliente, finanças e outros segmentos. Por essa razão é imprescindível que todo o processo seja claro. A automação identifica as diferentes atividades do processo, as regras do procedimento e o controle das informações associadas as operações. Assim é possível gerenciar e agilizar o fluxo, além de aumentar a harmonia no processo.

Dinamizando o processo.

Todos tipo de projeto possui tarefas que devem ser realizadas até a entrega ao cliente. Em muitos casos, o fluxo que deve ser seguido é mental ou apenas acordado entre os envolvidos em uma conversa informal. O que pode ocasionar inconvenientes tanto no processo de produção quanto no atendimento aos clientes da companhia.

Imagine o cenário: o Serviço de atendimento de uma empresa (SAC) recebe a reclamação de um cliente que deve ser encaminhada ao departamento logístico, contudo naquele momento não há ninguém que possa receber a informação. Após dois dias o cliente entra em contato novamente, pois não teve seu problema solucionado e no pior dos casos entra em contato com o departamento logístico e descobre que a reclamação não chegou no destinatário, causando um grande inconveniente as duas partes.

Ferramentas para auxiliar o processo.

Quando os colaboradores conhecem o negócio e as ferramentas disponíveis, fica mais simples desenhar o fluxo de trabalho, prevendo quais os possíveis acontecimentos que podem fugir do fluxo e as medidas a serem adotadas caso ocorram.

No exemplo dado não havia um fluxo, tempo de resposta e responsáveis bem definidos. Para casos assim é importante adotar uma ferramenta para auxiliar no processo, como por exemplo o Sistema Acelerato. Uma plataforma de Gestão de Projetos estruturado que permite a construção de workflows personalizados e monitoramento de cada etapa da tarefa.

O Acelerato parte do princípio que o processo fluxo de trabalho bem definido auxilia no cumprimento de prazos, prevê o curso do contato com o cliente, diminuindo o tempo de resposta. Conheça mais sobre a plataforma acessando www.acelerato.com.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-