Um projeto é constituído por diferentes etapas. Tudo se inicia na concepção, que geralmente é um trabalho conjunto que seleciona objetivos específicos para um resultado final. A criação de um novo produto, por exemplo, é um projeto. O resultado final pode ser a criação do produto em si ou o plano de negócios completo que vai da produção, logística, marketing, vendas, etc.

Numa constituição tradicional um projeto é estruturado, no mínimo, em cinco etapas: início, planejamento, execução, monitoramento e conclusão. Em empresas que demandam resultados objetivos, por vezes, tais etapas são desdobradas em outras e funções são delegadas a diferentes atores em diferentes locais. Manter todo processo organizado é uma tarefa complexa.

Os softwares de gerenciamento de projetos são ferramentas que auxiliam no controle de cada uma dessas etapas. O gerente de projeto tem nesta ferramenta o leme para guiar o seu barco em águas tranquilas, controlando cada etapa do projeto com o detalhamento máximo para que nada escape aos seus olhos.

A escolha do software de gerenciamento de projeto é, talvez, a etapa mais importante para o gerente de projetos. O software é a ferramenta que irá assegurar que todas as etapas serão cumpridas com êxito. O ideal é que a ferramenta seja escolhida antes mesmo da execução do projeto, mas isso não impede que a implantação do software seja feita em uma fase em que o projeto já esteja em execução.

Há muitos softwares de gerenciamento de projetos no mercado. Alguns requisitos, no entanto, são comuns a todos os projetos, pois são necessidades básicas que uma ferramenta de gerenciamento deve suprir no contexto da era da informação:

1 – Conexão

Hoje é primordial que um gerenciamento de projetos seja feito online, pois os dados de toda árvore de processos estarão acessíveis na rede a qualquer momento. O Acelerato é um exemplo de ferramenta que funciona 100% online.

2 – Escalabilidade

É desejável que todo software tenha a propriedade de aumentar sua capacidade de atender a expansão de equipes. O sucesso de um projeto é algo que só será comprovado quando o contato com o cliente final for estabelecido. Por vezes a expansão da equipe é uma necessidade urgente e nem sempre dá pra esperar por contratos complicados com licenças complexas. O Acelerato possui licenças individuais que podem ser solicitadas conforme o sucesso do seu negócio for crescendo. Projetos infinitos e equipes infinitas.

3 – Segurança

É essencial que um software de gerenciamento de projetos preze pela segurança e integridade das informações. Os dados dos clientes devem permanecer em total segurança e nada pode ser perdido.

Proteção de Dados: as boas práticas de segurança

4 – Integração

Ninguém vive numa ilha. Por isto é muito importante que toda plataforma de gerenciamento de projetos possua integração com as ferramentas de maior popularidade do mercado. Hoje as redes sociais são uma importante fonte de mapeamento de mercado. Manter-se integrado a elas é um diferencial diante da concorrência que permanece em isolada, utilizando as mesmas plataformas de 15 anos atrás.

5 – Know How

A escolha de um software de gerenciamento de projetos deve levar em conta a experiência que a empresa tem no mercado. O Acelerato é um exemplo de plataforma que atende a grandes e importantes players do mercado como a Vuori, Cognatis e a DBCorp.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-