O atendimento via chat é uma maneira prática e eficiente de otimizar o relacionamento com o seu cliente. Ambos, cliente e empresa, economizam tempo e, algumas vezes, recursos através deste tipo de atendimento.

Quando um cliente busca o chat para interagir com a empresa ele está esperando receber o mesmo tipo de atendimento que receberia caso o atendimento fosse pessoalmente, por isso é preciso ficar atento a alguns pontos para prestar o melhor atendimento via chat possível.

Confira dicas para melhorar o seu atendimento via chat e deixar clientes satisfeitos e confiantes na sua empresa.

Afinal, como otimizar o atendimento via chat?

Há várias dicas para otimizar o atendimento via chat para o seu negócio. Como por exemplo:

  1. Atendimento ao vivo – sempre!
  2. Respeite o canal escolhido pelo consumidor
  3. Equipe bem informada
  4. Educação – sempre!

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

1) Atendimento ao vivo – sempre!

Uma das coisas mais frustrantes com que um cliente pode se deparar quando busca atendimento via chat é interação com frases programadas. A operação pode ganhar muito com padronizações no atendimento e dependendo do volume, o ideal pode realmente ser adotar chatbots. Porém, a robotização do atendimento pode ser terrível para a satisfação dos clientes.

Portanto, ofereça aos clientes da sua empresa um atendimento real capaz de atender dúvidas de imediato. Afinal, se o cliente estivesse disposto a esperar ele buscaria outros meios de entrar em contato, como através de e-mail.

2) Respeite o canal escolhido pelo consumidor

Como já foi dito ali em cima, quando o cliente opta por ser atendido via chat ele está esperando receber o mesmo atendimento, com a mesma qualidade e eficiência, que receberia pessoalmente. O chat precisa ser rápido, dinâmico e oferecer soluções reais para os problemas que o cliente está buscando resolver ali.

Para atingir esse objetivo é importante possuir pessoal bem preparado e, se possível, com boas taxas de first call resolution.

3) Equipe bem informada

Algumas dúvidas e problemas são recorrentes em toda relação com clientes, independentemente da empresa ou do ramo que ela atue. Por isso faça uma lista dos problemas que mais afligem o seu público e informe a equipe de atendimento via chat sobre eles. Isso agilizará em muito o tempo de resposta e solução de cada atendimento.

4) Educação – sempre!

Todos nós gostamos de ser atendidos com educação, seja qual for o canal. E via chat isso não é diferente. Seu cliente espera que os atendentes do chat sejam educados, assim como seriam num atendimento pessoal. O uso de ‘Sr‘, ‘Sra‘ etc. deve ser utilizado em todas as ocasiões, sem medo de exagerar. As palavrinhas mágicas como “por favor” e “obrigado” também se fazem necessárias aqui.

Conclusão

Em resumo, com essas dicas você ganha qualidade e agilidade no seu atendimento via chat. Com isso, além de fidelizar clientes, sua equipe de atendimento vai ganhar muita produtividade.

Mas como medir esses retornos? Uma boa forma é adotar uma ferramenta de Help Desk, como o Acelerato, por exemplo. Com esse sistema é possível monitorar a equipe, medir o SLA, além de diversas métricas cruciais para o atendimento do seu negócio.

 

Quer receber dicas sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui