O atendimento presencial ao cliente, demanda bastante jogo de cintura. Cada pessoa possui um tipo de personalidade e é importante que os colaboradores de uma determinada empresa saibam lidar com os mais variados estilos de consumidor. Embora não seja exatamente uma tarefa das mais fáceis, é possível estabelecer laços de confiança e satisfação com quem é atendido. Para ajudá-lo, trouxemos dicas diretas que se referem a postura mais indicada ao atender o público pessoalmente:

 

1- Seja carismático:

Procure ser simpático e solícito ao abordar ou ser abordado por um cliente. Todos gostam de atenção e de um bom tratamento.

2- Apresente o seu melhor:

Demonstre que se esforça para sanar os problemas do outro, mesmo que a solução não seja assim tão fácil de se obter. Negligenciar o consumidor pode despertar indignação e gerar uma imagem ruim do profissional perante todos.

3- Auxilie na medida certa:

Há clientes que preferem ter um atendente sempre por perto, outros sentem-se mais a vontade quando o solicitam, pois não gostam de sentirem-se pressionados pela empresa. O desafio consiste em perceber de qual forma um determinado cliente gosta de ser tratado.

4- Anote sempre que necessário:

Possuir um histórico sobre cada consumidor, auxiliará na hora de se lembrar a respeito da situação de cada um. O sistema Acelerato é uma ferramenta online que será muito útil nessa tarefa, uma vez que possui diversas funcionalidades, permitindo o acesso de qualquer ambiente, no momento em que se desejar.

5- Trabalhe com algo que realmente goste:

Essa ainda é uma das chaves para o sucesso. Mais que obter retorno financeiro, o profissional deve procurar um trabalho em que sinta-se satisfeito. Sabe-se das frequentes dificuldades que o mercado de trabalho apresenta, mas é imprescindível que se almeje realizar um trabalho com felicidade. Caso ainda não seja possível estar no trabalho tão desejado, é importante procurar exercer as tarefas com o máximo de presteza possível, pois este pode ser uma ponte até o sucesso profissional.

6- Mantenha uma postura condizente com a empresa em que se trabalha:

Pode parecer um clichê, mas no momento do atendimento ao cliente, a empresa e o colaborador devem caminhar em consonância. O profissionalismo é algo contagiante, ou seja, inspira os colegas a lidarem melhor com os problemas que por ventura possam surgir.

7- Enxergue oportunidades ocultas:

Ao se atender um consumidor presencialmente, o colaborador tem a oportunidade de conquistar o cliente e reverter uma possível situação em seu favor.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui