Desenvolver projetos e iniciar um trabalho em uma equipe nova é uma situação que às vezes pode causar grande desconforto e incerteza. Porém, isso também é algo relativamente comum para os profissionais da área de gestão de projetos e, portanto, é essencial que estes sejam capazes de superar esse desconforto inicial e prosseguir com o trabalho para conseguir alcançar os resultados planejados.

Para ajudar esses profissionais, selecionamos algumas dicas importantes sobre como se adaptar ao trabalho com uma equipe nova da melhor forma possível.

1) Seja um bom observador

Ao começar a trabalhar em um ambiente novo com colegas desconhecidos, o primeiro passo é observar bem tudo o que está acontecendo ao redor para entender melhor como funciona a dinâmica de trabalho daquela equipe.

Um bom observador será capaz de notar em pouco tempo quem são os mais ativos no grupo e também aqueles que precisam de certa motivação para desenvolverem o projeto. Fazendo isso, se torna muito mais fácil se ajustar a equipe e encontrar o seu próprio lugar dentro da mesma.

2) Tente não exagerar na tentativa de mostrar serviço

A maioria das pessoas ao se verem dentro de uma nova equipe de trabalho acabam caindo no erro de tentar demonstrar suas capacidades a todo custo, o que pode causar certo desconforto dentro da equipe. É perfeitamente normal essa vontade de mostrar aos outros o seu conhecimento e a sua vontade em auxiliar no desenvolvimento do projeto, porém, isso pode ser feito aos poucos, evitando assim que seja instaurado um clima de competição dentro da equipe.

3) Se coloque sempre à disposição para ajudar

Uma das formas de conquistar o respeito e a admiração de uma nova equipe é sendo uma pessoa prestativa, disposta a ajudar os colegas quando estes precisam de ajuda. Ao agir dessa forma, será apenas uma questão de tempo até que os outros passem a valorizar a sua opinião e contarem com ela sempre que for necessário.

O Acelerato é uma ferramenta online de gestão de projetos, capaz de tornar o trabalho realizado pela equipe muito mais organizado e eficaz. Através dele, é possível visualizar e acompanhar o que está sendo feito por cada pessoa do time, contribuindo para que o desempenho e a produtividade sejam monitorados e, consequentemente, melhorados.

Além disso, a ferramenta permite uma quantidade ilimitada de projetos, permitindo ainda uma série de funções como a organização do Backlog e a criação de demandas, conforme for necessário.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-