É muito comum que as empresas tenham certa dificuldade em estabelecer as diferenças entre seus processos, políticas e procedimentos, contudo, é essencial entender claramente o que cada um desses termos significa. Através de uma utilização adequada dos mesmos, a empresa é capaz de melhorar a sua produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais eficaz e organizado.

Partindo desse princípio, a seguir estão as principais diferenças e também as relações existentes entre política, processo e procedimento.

Política

A política de uma empresa deve ser compreendida como o grupo de normas que são adotadas pela organização com o intuito de ajudá-la a alcançar plenamente todos os seus objetivos. Ao definir uma política, isso indica que a empresa estabeleceu quais serão os mecanismos de ação da instituição, o que, por sua vez, auxilia a determinar qual será o comportamento adotado pela empresa frente a determinados cenários e temas. É essencial que essa política da empresa seja declarada e documentada, pois a mesma funciona como uma espécie de “guia” capaz de ajudar a instituição em diversos momentos.

Processo

Os processos de uma empresa podem ser traduzidos pelas operações que transformam materiais, informações e instruções, em serviços e decisões. No dia a dia de uma empresa, isso significa que cada funcionário precisa ter as suas tarefas e atividades muito bem estabelecidas, para que o resultado seja satisfatório e de alta qualidade. Caso a empresa esteja tendo problemas com os seus produtos ou serviços oferecidos ao cliente, isso provavelmente é fruto de um processo falho e que precisa passar por revisões.

Procedimento

Diretamente ligado ao processo, o procedimento se caracteriza pelos métodos adotados para executar os processos da empresa. Em outras palavras, enquanto o processo determina o que cada funcionário precisa fazer para que a empresa alcance os seus objetivos, o procedimento estabelece como essas ações devem ser feitas. É através dessa etapa, por exemplo, que devem ser definidos quais os recursos que podem ser utilizados e também qual o tempo necessário para que cada atividade seja concluída.

O Acelerato é uma ferramenta online capaz de tornar os procedimentos de uma equipe de Help Desk muito mais fáceis e eficientes. Através dele, é possível ter acesso a uma imensa base de dados e informações que tornam o atendimento mais simples e rápido. Para completar, o fato de ser online permite que ele seja acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-