Não é segredo para ninguém que o trabalho, hoje, é focado em metas. Existem metas para qualquer tipo de empresa, seja um banco, uma operadora de telefonia, ou até mesmo uma revenda de carros. É interessante, porém, saber como estabelecer estas metas para sua equipe, de modo que a leva a ficar mais motivada para atingir os objetivos traçados.

Pois bem, para que se estabeleçam metas é necessário, inicialmente, elaborar um planejamento adequado, que possa ser acompanhado constantemente. Partindo-se de uma análise individual de cada integrante da equipe, é possível “encaixar” cada um onde irá render mais para o todo.

De mesma forma, devem ser identificados os recursos necessários, e o estabelecimento de metas específicas e realistas (muito importante, pois objetivos inalcançáveis poderão abalar a moral da equipe). Por fim, é interessante motivar os funcionários, explicando o que eles têm a ganhar, estimulando seu comprometimento.
 
Este é um apanhado geral, que pode ser utilizado para qualquer equipe de trabalho. Neste texto nos foquemos, entretanto, na equipe de atendimento ao cliente – para a qual o sistema Acelerato pode auxiliar a sua empresa, sendo uma ferramenta online que permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento.

Para este segmento, é interessante fugir do óbvio: não estabelecer, por exemplo, metas atreladas às vendas; pode ser mais interessante para a empresa, no momento, ter uma visibilidade maior, e a busca desenfreada por “empurrar” produtos para os clientes por vezes não traz uma boa imagem. Utilizando desta dica anterior, também se evita a rivalidade entre os funcionários, vez que a equipe se entende com um time, que busca a evolução da empresa de forma conjunta.
 
Neste ínterim, é interessante que se observe a questão do SLA. O Acordo de Nível de Serviço é um documento, firmado entre a empresa provedora de um serviço e a receptora deste. Nele devem encontrar-se prazos de atendimento, resolução de chamados, as garantias oferecidas, e a forma como os níveis de serviço serão avaliados e melhorados constantemente.

É de vital importância esclarecer à equipe de atendimento o que é e como funciona tal acordo, para que todos entendam e possam auxiliar no cumprimento dos prazos e obrigações firmados.
 
É tarefa árdua, enfim, gerenciar equipes, por vezes formadas por pessoas muito diferentes entre si. Porém, é esta diferença que pode auxiliar no desenvolvimento da equipe, e, por consequência, da empresa, de forma que cada funcionário tenha seu ramo de atuação bem definido e assim possa melhor contribuir com o todo.

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-