Diante das constantes evoluções tecnológicas e da exigência cada vez maior dos consumidores por experiências satisfatórias e respostas rápidas, a agilidade no momento de desenvolver projetos é algo crucial para um negócio conseguir sucesso no mercado. Nesse sentido, o modelo de gerenciamento de negócios Canvas é um importante aliado das empresas que querem desenvolver seus trabalhos com agilidade com o intuito de apresentarem resultados cada vez melhores.

O Canvas é um instrumento que, focando no planejamento estratégico, viabiliza o desenvolvimento efetivo ou apenas a criação de rascunhos de modelos de projetos, tanto partindo do zero como utilizando a ferramenta com o intuito de otimizar um negócio que já esteja em andamento. Dessa forma, o Canvas é útil tanto para quem quer apenas testar uma ideia para tirar dúvidas e saber se ela pode render bons frutos como para quem quer alavancar os resultados do seu empreendimento.

Através dessa ferramenta é possível esboçar, no caso de quem quer partir do zero, e analisar, quando a intenção é potencializar um projeto, diversos fatores que são determinantes para que um negócio obtenha êxito. Por meio de uma representação visual, o Canvas possibilita a mensuração da relevância do negócio para o mercado, o quanto ele será valioso para os consumidores, qual deve ser o público-alvo e quais os melhores meios de se comunicar com esse público, tanto em relação à publicidade como no momento exato de negociar um produto ou serviço e no relacionamento em geral com os clientes.

Além disso, esse modelo de gerenciamento de projetos torna possível avaliar diversos aspectos técnicos e estruturais de um negócio que demostrarão de forma bastante ampla as questões positivas e também negativas em relação ao desenvolvimento do projeto e quais as suas possíveis consequências. Ao todo são nove elementos, acompanhe:
Segmentos de Clientes

  • Proposta de Valor
  • Canais
  • Relacionamento com Clientes
  • Fontes de Receita
  • Recursos Principais
  • Atividades-Chave
  • Parcerias Principais
  • Estrutura de Custos

Tudo isso serve como um mapa que deve ser percorrido durante o processo de aplicação do que foi analisado para definir a melhor forma de se posicionar no mercado e desenvolver suas atividades, criando através dos nove blocos do modelo constantes em uma única “página” um conceito geral do negócio.

Por tudo isso, o Canvas, principalmente se for utilizado de forma alinhada com outras ferramentas, como o sistema Acelerato, que permite além de um atendimento eficiente em todo lugar e momento, a criação de bancos de dados e o desenvolvimento de planos com extrema agilidade, pode representar um ganho significativo no potencial de um projeto. E isso vale tanto para os negócios que estão iniciando e querem se posicionar adequadamente como para empresas que estão investindo em novos segmentos ou buscando se destacar da concorrência com ideias inovadoras e eficazes.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-