A importância do atendimento ao cliente não é nenhuma novidade. Além de ser fator determinante para conquistar e fidelizar os consumidores, pode decretar o fracasso de uma negócio quando não atende as expectativas. Nesse sentido, os gatilhos mentais podem ser uma “arma” extremamente importante para que o processo de convencimento seja eficiente.

Quer aprender como o uso de gatilhos mentais podem fazer a diferença no atendimento ao cliente da sua empresa? Então continue lendo.

Relevância dos Gatilhos Mentais

É crucial que a equipe de atendimento saiba se relacionar da melhor forma possível com o público. Já falamos das competências fundamentais de um profissional de Help Desk, mas não custa reforçar um: poder de convencimento e transmissão de segurança.

É preciso saber persuadir as pessoas para que se convençam da veracidade e relevância do que está sendo dito. E isso vale para uma resposta, a apresentação de um produto ou serviço ou uma proposta direta de compra.

Mas afinal, o que são Gatilhos Mentais?

Pode-se definir gatilhos mentais como uma série de técnicas aplicadas para convencer alguém sobre alguma coisa. Isso, a partir de informações direcionadas a fatores emocionais e instintivos do receptor da mensagem.

Assim, os atendentes devem tentar atingir o lado emotivo dos clientes por meio de explicações ou proposições que estejam em consonância com o inconsciente da pessoa com a qual está conversando.

Para isso, é fundamental desenvolver um diálogo que permita conhecer bem o cliente, saber suas dores, necessidades e anseios. Pois isso vai viabilizar que o atendente adapte suas proposições ao que a pessoa busca.

O uso de Gatilhos Mentais é um processo que mexe com o inconsciente e norteia a razão, fazendo que dúvidas se tornem convicções. Assim, a partir dos argumentos ouvidos, o cliente tome uma atitude.

Funcionalidade dos Gatilhos Mentais no Atendimento

A principal funcionalidade dos gatilhos mentais no atendimento ao cliente é convencer alguém a fazer algo que gere valor para a empresa em questão. Isso, através de apenas de alterações e adaptações nos argumentos utilizados pelo atendente ao longo da conversa.

Logo, gatilhos mentais podem ser responsáveis diretos pelo aumento nas vendas e na satisfação dos clientes nos atendimentos. Isso, pois usado com eficiência, o contato com o público fica mais preciso e personalizado, criando confiança, o que é determinante para conquistar e fidelizar clientes.

Contudo, para dar ao atendente as condições necessárias para utilizar técnicas como gatilhos mentais, é preciso aprimorar os processos do atendimento com boas ferramentas.

O Acelerato, por exemplo, agiliza todo o processo de atendimento através de uma série de funcionalidades. Além de possibilitar interações eficientes a qualquer hora e lugar, o Acelerato também ajuda os processos de desenvolvimento e gestão de projetos ágeis.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.