A negociação é uma questão muito importante durante o desenvolvimento de um projeto. Saber qual é o momento certo para ceder ou pressionar por um acordo mais favorável é um grande diferencial para os profissionais que atuam na gestão de projetos e que precisam estar sempre aptos a conseguirem o melhor resultado possível.

A partir desse princípio, selecionamos a seguir algumas características essenciais para o desenvolvimento dessa habilidade.

1) Ser um bom ouvinte

Um bom negociador é aquele que é capaz de fazer as perguntas certas, geralmente perguntas que sejam amplas e completas, que não possam ser respondidas apenas com um “sim” ou “não”, e que no restante do tempo, permanecem atentos a tudo que está sendo dito pelos outros.

O conhecimento é a chave de qualquer negociação e ele só pode ser adquirido quando ouvimos atentamente a ambos os lados, controlando assim o impulso de interromper os outros e tentar ser constantemente a voz da razão.

2) Manter a paciência

Às vezes, as negociações podem acabar sendo mais longas do que havíamos imaginado e conseguir cumprir os prazos estabelecidos se torna uma tarefa difícil para os profissionais que trabalham com gestão de projetos. Nesse caso, manter a paciência e não tomar decisões precipitadas, que acabem prejudicando a negociação é uma questão fundamental

3) Preparar-se para fazer concessões

O negociador nato não é quem consegue apenas bons resultados e sim aquele que percebe o momento certo de ceder pensando mais a frente e em todas as vantagens que aquela concessão será capaz de trazer para o futuro da negociação.

4) Justificar suas ofertas

Ter argumentos bem embasados que sejam capazes de justificar as suas propostas é sem dúvidas um dos aspectos mais importantes durante uma negociação. A partir desses bons argumentos, as chances de persuadir o outro lado a concordarem com os seus interesses é o caminho para conseguir fechar um bom negócio.

5) Conhecer outras alternativas

É muito importante dominar a situação e ter alternativas caso a negociação não ocorra da forma como era esperada. Quando essas alternativas não existem, o negociador fica sem margem de manobra para permanecer negociando e fica a mercê do que o outro lado está disposto a ceder.

Para evitar que isso aconteça, basta planejar cuidadosamente a negociação, se informar de tudo que seja necessário antes das negociações, conhecer mais sobre o outro lado, saber quais são seus interesses, se estão sendo pressionados e quais são os seus objetivos. A partir de então, é possível pensar em alternativas e estar preparado para qualquer imprevisto.

O Acelerato é uma ferramenta online de gestão de projetos, capaz de tornar as negociações muito mais fáceis. Com ela, os profissionais da área conseguem acompanhar relatórios completos de produtividade, otimizar o tempo de gerenciamento e medir o desempenho da equipe com precisão.

Além disso, não existe limite de projetos e é possível testar o sistema de forma gratuita por um período de quinze dias, acesse www.acelerato.com e descubra como podemos ajudá-lo!

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-