Conteúdo original escrito em 30/03/2016 e atualizado em 25/02/2021

Você sabe o que é o SAC e como criar um para a sua empresa? O SAC é o Serviço de Atendimento ao Consumidor, e é um dos meios mais eficientes para a fidelização de clientes, afinal, ele auxilia seus consumidores, garantindo boas soluções para eles.

É importante lembrar que oferecer suporte aos compradores da sua marca sempre foi uma das maneiras mais importantes de fidelizar o seu público, garantindo a recorrência das vendas da sua loja.

Por isso, nesse artigo, vamos aprender o que é SAC e o que seu negócio pode ganhar com isso! Confira!

Afinal, o que é SAC?

Muitas empresas precisam de um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor para informar, resolver questionamentos e problemas relacionados as operações, produtos e serviços. 

Em resumo, trata-se da representação da empresa junto aos clientes e a representação dos clientes junto a empresa. Isso ocorre através de um processo de atendimento com intuito de fortalecer a marca e a empresa em seu mercado de atuação.

A criação de um SAC deve ser bem-planejado e passar por todas as áreas da companhia. Assim, será possível prestar bons serviços aos clientes, além de fornecer informações precisas e qualificadas.

Abaixo, vamos entender melhor o que é o SAC!

Agora, vamos entender como é o SAC para a internet, o SAC 2.0!

O que é o SAC 2.0!

Uma forma simples de definir esse tipo de atendimento, é pensar que todo atendimento realizado por meio de um canal digital, enquadra-se no SAC 2.0. 

E nesse ponto, podemos incluir a página de suporte que você pode ter no seu site, o chat online de autoatendimento, o chatbot, as respostas nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, atendimento via WhatsApp, entre outros. 

Pela gama de canais que temos no SAC 2.0, é de suma importância contar com uma equipe disponível e dedicada para “tomar conta” desse tipo de atendimento.

Por isso, é importante lembrar que nem só de redes sociais vive o atendimento online ao cliente. Por isso, vamos entender um pouco sobre as principais diferenças entre eles!

Principais Diferenças do SAC 2.0 para as redes sociais!

Como falamos acima, o atendimento via redes sociais difere do SAC 2.0. Apesar de serem complementares, o segundo é um pouco mais abrangente. Isso acontece porque ele envolve todos os canais digitais da empresa, os sites de reclamação, comentários em sites e outros.

Agora quando falamos das redes sociais, percebe-se que fechamos no Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Por isso, é importante lembrar que além de complementares, o SAC 2.0 engloba muito mais do que as redes sociais.

A seguir, veja alguns questionamentos que vão ajudar a criar um SAC eficiente.

Como criar um SAC eficiente!

Agora que já sabemos o que é o SAC e também como é o SAC para as redes sociais e online, vamos entender como criar um Serviço de Atendimento ao Consumidor eficiente. As principais perguntas que precisamos responder, são:

  • Quais motivos faria o cliente ligar para sua empresa?
  • Qual será o papel do SAC?
  • Quem vai te representar?
  • Qual o equipamento será usado?

Agora, vamos nos aprofundar em cada um deles.

Quais motivos faria o cliente ligar para sua empresa?

Nem sempre o cliente quer falar com você quando seu produto ou serviço apresenta alguma falha, ou defeito. A reclamação, por exemplo, só chega no SAC após ter passado por amigos, parentes, pesquisas na internet, etc. 

Essa é uma pré – experiência que tem ficado cada vez mais comum e a melhor forma de explorá-la de forma positiva é formando uma impressão favorável nos estágios anteriores a compra.

Conhecendo seus hábitos e a sua própria operação será possível saber quais são os motivos que farão os clientes ligarem e como tratá-lo durante o atendimento.

Qual será o papel do SAC?

O SAC pode servir para lembrar os clientes sobre procedimentos, normas e restrições que deveriam ter sido seguidas antes do contato. 

Nesse caso, o SAC representa a empresa junto aos clientes, sendo atribuída a solução de problemas e a elaboração diagnósticos de simples, que podem ser feitas em um primeiro atendimento.

Há também o SAC que representa a imagem do cliente diante da empresa, sendo um catalisados para monitorar o mercado, seu índice de satisfação e as tendências do mercado. 

A tendência, nesse caso, é ser uma ferramenta pró-ativa, que se antecipa à problemática do público-alvo.

Quem vai te representar?

Há basicamente duas opções com suas vantagens e desvantagens: um SAC alocado dentro a empresa ou uma empresa terceirizada. Assim, o que vai determinar qual adotar é a complexidade e os custos desses atendimentos.

Se forem respostas simples e pré – concebidas, o ideal é a terceirização. Porém, se forem mais complexas, o representante deve ser melhor preparado, conhecer o negócio e ter comprometimento com a empresa.

Qual o equipamento será usado?

Atualmente, o mercado oferece diferentes opções de Softwares as a Service para você criar o seu SAC.  Ter um SaaS é fundamental atualmente, para mitigar gastos e também para disponibilizar o trabalho remoto. 

Afinal, os SaaS, são as soluções disponibilizadas via internet, necessitando apenas de um computador com conexão a internet para funcionar. 

Ter um SaaS evita que você tenha gastos com manutenção do seu sistema e também com uma equipe de T.I. focada nele. 

Além disso, esse tipo de sistema normalmente possui atualizações frequentes, com novas funcionalidades. Isso evita que ele fique defasado e também, permite que você descubra novas funções para ajudar o seu help desk.

Por isso, escolha o Software de Help Desk que responda todas as dúvidas que trouxemos acima. Dessa forma, fica mais fácil de criar o SAC para a sua empresa e você garante com que seu cliente não fique desassistido.

Por essa razão é importante adotar um sistema como o Acelerato, capaz de auxiliar em toda a operação, facilitando o cotidiano do SAC e da empresa.

Conclusão

Agora que você sabe o que é SAC e as melhores dicas para implantá-lo, está na hora da ação. Para isso, conte com o Acelerato em todas as etapas e preste o melhor atendimento ao cliente possível.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o Acelerato e queira testar o nosso sistema gratuitamente por 15 dias, clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.