Fazer com que os funcionários da sua organização entendam o processo de gerenciamento de projeto passou a ser algo vital para as empresas. Definimos projeto como um empreendimento que possui data de começo e término. Seu objetivo é aperfeiçoar ou mesmo criar um produto ou serviço.

Quando gerenciamos um projeto, atuamos para atingir os objetivos que estão dentro dos parâmetros de qualidade já determinados, obedecendo ao cronograma e o orçamento. Com as metas e as limitações de recursos e tempo, o gerente de projeto deve garantir que ele alcance os objetivos propostos.

Como fazer com que isso dê certo?
Separamos, a seguir, 7 dicas para uma gestão eficiente de projetos.

1. A escolha da metodologia:

Adotando uma metodologia, você terá maior controle sobre os recursos a serem utilizados no projeto. Logo, sua equipe será mais eficiente e assertiva com os prazos e custos.

2. Quem não se comunica…

A falta de comunicação entre as partes gera ruídos. Oficialize os termos e tudo que é dito, evitando assim que a moral da equipe seja abalada por suspeitas e achismos sem fundamento. Fuja da “rádio-peão”!

3. Qual é o escopo do projeto?

Defina o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Por meio desse processo, os envolvidos deixarão de participar de discussões desnecessárias a respeito de atitudes que não estão dentro do escopo ou que não agregam valor para o cliente. Coloque limites!

4. Monte o seu time!

Os stakeholders, ou seja, os envolvidos no projeto, são os membros da equipe, clientes e fornecedores. Tenha a noção de quem são as pessoas que participarão do projeto, direta ou indiretamente.

5. Cronograma:

Definiu as tarefas e o escopo? Chegou a hora de estimar a duração de cada etapa. Para essa estimativa, conte com a ajuda de quem foi escalado para o trabalho. Ninguém melhor que essa pessoa para saber quanto tempo ela precisará.

6. Seja proativo!

Faça uma lista dos fatores de risco e, claro, um plano para lidar com eles. Diferencie a monitoração do controle de risco. Nessa altura do campeonato, todos sabem o que fazer, porém é importante saber quais são os riscos que podem prejudicar o projeto no meio da execução.

7. Entregue constantemente.

Você já listou as funcionalidades que deverão ser entregues, definiu os envolvidos de cada tarefa e até já criou um cronograma, agora o que falta é a ‘mão na massa’. Desenvolva e entregue as demandas de forma incremental, ou seja, faça o produto aos poucos e entregue constantemente, desta forma, o cliente sempre estará recebendo algo novo e caso haja alguma mudança de prioridade ou inclusão de uma nova funcionalidade o projeto não é comprometido e ninguém fica estressado.

Dica bônus
Quem gerencia o projeto deve documentar. Mas não faça disso mais uma tarefa. A documentação é importante e deve servir para que todos saibam em que etapa o projeto está e as responsabilidades de cada um.

E para auxiliar você e sua equipe nos projetos, o Acelerato possui um sistema online que te ajuda nessa gestão. Com ele, você gerencia múltiplos projetos e múltiplas equipes. Consegue priorizar as demandas e os projetos, além de saber o que cada membro da sua equipe está fazendo.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-