Mais importante do que adquirir, é manter os clientes que sua empresa adquire. Porém, em muitos casos isso é uma tarefa mais difícil, uma vez que depende de outros fatores além da qualidade do produto/serviço. Com o mundo dos negócios sempre muito competitivo, a concorrência está sempre de olho em qualquer vacilo para angariar novos clientes. Por isso, é preciso saber saber lidar e evitar a todo o custo a perda de clientes.

Quer aprender como lidar com perda de clientes e reverter essa situação? Então acompanhe:

Fatores para a Perda de clientes

A Perda de clientes, infelizmente, faz parte do negócio – não há meio humanamente possível de agradar a todos.

No entanto, há decisões que podem minimizar os riscos de uma perda de clientes em grande quantidade. É inegável que a velocidade de resposta e da resolução de problemas é o maior trunfo que sua empresa tem na relação com os clientes. Atualmente, quanto mais pessoal e rápido for seu atendimento, maior a chance de cativar e fidelizar clientes.

Ademais, o segundo fator que é determinante na manutenção de clientes é a qualidade do serviço. Não importa a geração, este fator sempre será chave na questão. De nada adianta ter uma rápida reação aos problemas dos clientes se esta for insuficiente e de qualidade baixa. Sendo assim, os dois primeiros fatores de mais importância são complementares e, mais do que isso, vitais para a sua empresa.

Épocas de crise poderão acontecer a qualquer tempo, e nenhuma empresa está livre. Pensando nisto, pode ser de bom tom que os administradores sempre tenham alguma reserva de fundos, para que o negócio possa fluir normalmente, mesmo em períodos de “seca” e Perda de clientes.

Como lidar, de fato, com Perda de Clientes

Não obstante, é importante ficar atento a algumas dicas para lidar, porém, com perdas de clientes. Alguns questionamentos internos devem ser feitos, do tipo: Quais as razões da saída do cliente? Com quem o cliente negocia no momento? Conseguiríamos satisfazer as necessidades do cliente? Foi um caso isolado? Destas perguntas, pode-se extrair um diagnóstico mais aprofundado dos motivos que levaram à perda.

No caso de estar ocorrendo, porém, é interessante entrar em contato com o cliente para buscar ganhá-lo de volta. Descobrindo o porquê do abandono, associado a um ajuste de ofertas – é melhor ceder um pouco para seguir ativo – e admitir a culpa, para que se fortaleça a relação de confiança entre empresa-cliente.

Conclusão

Toda empresa está sujeita a Perda de Clientes, porém é importante acompanhar de perto os números e motivos dos cancelamentos.

O Acelerato está a disposição para auxiliar sua empresa a ter um Help Desk eficiente que trará melhorias significantes neste relacionamento empresarial. Porque, acima de tudo, a qualidade e a confiança serão sempre os carros-chefe de seu negócio.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-