A Pesquisa de Satisfação de Clientes é muito importante para que a empresa consiga entender melhor o que o seu público-alvo pensa, deseja e precisa, sendo uma forma da marca avaliar se necessita modificar ou aprimorar os produtos que estão sendo oferecidos atualmente. Saber se os seus clientes estão ou não satisfeitos com um serviço não é mais o bastante, por isso, é necessário saber mais detalhes sobre a opinião do consumidor e criar um plano de metas e objetivos pautados com base nessas informações.

Afinal, o que é Pesquisa de Satisfação de Clientes?

O que considerar ao criar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?

Há diversos fatores que devem ser levados em conta ao elaborar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes. Por exemplo:

  1. Defina qual é a melhor abordagem;
  2. Seja específico;
  3. Permita que o cliente dê uma nota ao produto ou serviço;
  4. Estruture o seu questionário de forma organizado, através de blocos.

A seguir, vamos conhecer em detalhes cada uma dessas dicas:

1. Defina qual é a melhor abordagem

Dependendo de qual seja o público-alvo, às vezes é necessário apostar pela descrição ao realizar uma Pesquisa de Satisfação de Clientes. Nesse caso, é preferível deixar que os clientes preservem o seu anonimato e fazer a pesquisa através de um email que redirecione para o site da empresa, evitando assim contatos diretos ou por telefone, por exemplo.

2. Seja específico

Evite perguntar conceitos e ideias muito gerais, que não poderão ser utilizadas pela empresa na promoção de novas estratégias e ações. Dê prioridade as questões sobre a qualidade dos produtos e a satisfação com fatores chaves como prazos de entrega e o atendimento ao cliente. Além disso, priorize as perguntas sobre determinadas especificidades dos produtos ou serviços oferecidos, ao invés de questionar os consumidores apenas em relação a empresa, em geral.

3. Permita que o cliente dê uma nota ao produto ou serviço

É de conhecimento geral que os consumidores preferem clicar em um item do que ter que digitar uma resposta. Portanto, elabore perguntas que o cliente possa dar uma nota como resposta ou que meçam a sua satisfação através de opções como “Muito Satisfeito”, “Satisfeito”, “Insatisfeito” e etc.

4. Estruture o seu questionário de forma organizado, através de blocos

Evite misturar assuntos muito diferentes e tente conduzir o cliente de modo fluído pela pesquisa, dividindo as perguntas por blocos de interesse, começando por dados individuais como sexo, idade e nível de escolaridade, passando para perguntas sobre os produtos e serviços, depois algumas questões sobre as impressões do consumidor a cerca da empresa e, finalmente, as expectativas e opiniões sobre futuras compras.

Conclusão

O Acelerato é uma ferramenta online e moderna, pela qual é possível aprimorar o serviços de Help Desk através do controle e a da segurança de dados da empresa, e também da rapidez, pois com o sistema, a equipe de atendimento consegue proporcionar aos clientes um serviço mais ágil e eficiente.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-