Um dos erros mais comuns das pequenas empresas é concentrar grande parte dos esforços na captação de novos clientes ao invés de buscar fidelizar os clientes que eles já tem. O custo para obter novos clientes é muito maior do que para mantê-los. Para desenvolver e cultivar um relacionamento com seus clientes, você precisa se comunicar regularmente e, acima de tudo, superar as expectativas na hora de fornecer o serviço.

Confira três maneiras simples de manter seus clientes e superar as expectativas destes que foram tão difíceis de conquistar.

 

email

1. Faça uma conexão pessoal.

Contate seu cliente com um e-mail personalizado nas datas importantes para ele. Para isso, você precisará criar uma base de dados que apesar de parecer complexo não é nenhum bicho de sete cabeças. Comece com as coisas mais simples como: Data de aniversário;  Sexo (masculino, feminino); Dados das ultimas compras.

Depois disso envie um e-mail felicitando seu cliente pelo aniversário, ou em dias comemorativos, preste um serviço de pós venda, ofereça outros produtos relacionados com a última compra, ou simplesmente agradecendo-lhes pela lealdade. O importante é que o e-mail seja personalizado.  Isso manterá sua empresa na mente do cliente de uma forma positiva, “dizendo” que se importa com ele.

Por que funciona?

Todo mundo quer se sentir especial. As pessoas têm uma necessidade humana básica para ser reconhecida e apreciada. Estes tipos específicos de e-mails personalizados mostram aos clientes que você se importa mesmo quando você não está tentando vender algo.

Cozinha 2. Seja transparente.

Que melhor maneira de garantir que o cliente ficará satisfeito com um produto que está comprando, do que ele participar de sua construção?  Dependendo do seu negócio, chame o cliente para ver como o produto é feito. Depois disso peça feedbacks, você ficará surpreso com as ideias que seus clientes podem te dar e, quem sabe, até melhorar algum atributo no produto, ou no processo de fabricação. Trazer o cliente mais para perto da sua empresa ajuda a criar transparência e confiança, dois ingredientes-chave para a retenção de clientes.

Por que funciona?

O cliente quer se sentir envolvido com o projeto inteiro, e não apenas no início e no fim. Chamar o cliente para ver como o produto é feito e estimular os feedbacks constantes reduz muito os erros ao longo do projeto.

Mobile3. Personalize ofertas.

Todos possuímos clientes que são visitantes diários. Imagine que por qualquer motivo, por alguns dias, eles não apareçam.  Que tal enviar uma mensagem no celular desses cliente atraindo-os de volta, com uma oferta de seu produto favorito ou um item gratuito?  Esqueça os cartões fidelidade, use o celular. Isso irá diferenciá-lo entre a concorrência e ajudará a manter os clientes engajados.

Por que funciona?

Este tipo de interação surpreende o cliente, pois é uma mensagem 1-1,  direcionada e personalizada. Enviando uma  mensagem (seja por SMS ou whatsapp) você mostra que está investindo no cliente e que você sabe que seu cliente quer.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

fonte: http://www.entrepreneur.com/article/222520