Como manter uma postura de atendimento presencial adequada, atraindo clientes e alcançando objetivos

O atendimento ao cliente necessita ter determinadas características, as quais devem estar alinhadas com o objetivo, metas e valores de cada empresa. São práticas que precisam ser realizadas tanto pelos proprietários quanto pela equipe de funcionários. A seguir, apresentaremos algumas dicas de como manter uma excelente postura no atendimento presencial.

1. Solução do problema

Toda equipe de atendimento deve estar focada na satisfação do cliente. A garantia de que o consumidor voltará a adquirir os produtos ou serviços da empresa está diretamente ligada à maneira de solucionar os problemas, necessidades, desejos que ele encaminha à empresa, bem como a percepção afiada de suas urgências por parte do grupo de atendentes. Se o cliente for colocado em segundo plano, o objetivo da empresa não será alcançado.


2. Postura de atendimento

Além de estar empenhado em solucionar o problema do cliente, o atendente precisa manter uma postura adequada neste momento. O modo como está vestido, a maneira como comunica-se, a postura que adota, o tom de voz e suas atitudes falam muito mais do que o conteúdo do assunto a ser tratado. Por isto mesmo a empresa deve investir em treinamento para que seus funcionários possam estar devidamente capacitados para a função de atendente.

3. Simpatia e gentileza

O atendente não deve esperar que o cliente o procure. Ao contrário, ele deverá ir de encontro com ele já na recepção da empresa. Cumprimentá-lo com um tom de voz adequado e um sorriso já fará com que o cliente sinta-se à vontade em permanecer no estabelecimento. Após isto, deve-se perguntar qual sua necessidade e em que poderá ser útil.

4. Atendendo às necessidades do cliente

Ao atender e ouvir com atenção aquilo que o consumidor deseja, apresente a melhor solução de acordo com as instruções dele. Se não puder auxiliá-lo, encaminhe-o imediatamente ao departamento que tratará com exatidão a necessidade do cliente. Acompanhe-o pessoalmente ao setor de destino ou peça que outro funcionário o faça. Jamais deixe que o cliente vá sozinho ao local.

5. Concluindo o atendimento

Quando a solução for apresentada e efetivada, é essencial que o atendente certifique-se de que o cliente está completamente satisfeito. Pergunte se pode ajudar em mais alguma coisa ou o que ele achou do atendimento, bem como questões que talvez possam ser melhoradas. Um atendente com esta postura ganha a simpatia do consumidor, tornando-o fiel à empresa ou marca.

O Acelerato é uma plataforma de help desk e gestão de projetos que ajudará sua empresa no atendimento aos clientes, esclarecendo e solucionando suas necessidades. Além disso, com o Acelerato você poderá aplicar conhecimentos, técnicas e habilidades que garantirão sucesso aos projetos da sua empresa.

 

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.