Em um mercado extremamente competitivo e dinâmico como o que temos atualmente e com clientes que exigem cada vez mais celeridade na solução de suas demandas, a qualidade do atendimento é algo determinante para uma empresa conseguir conquistar o público. Por isso, ter a capacidade de dar aos clientes todas as informações solicitadas rapidamente e solucionar seus problemas com simplicidade e agilidade é crucial.

E como a primeira impressão é a que fica, resolver um atendimento no primeiro chamado é um grande passo para conquistar e fidelizar um consumidor. Quando isso acontece, o cliente, além de ficar satisfeito por ter obtido prontamente as respostas que buscava, passa a ter a certeza de que a empresa que ele procurou realmente é capaz de cumprir aquilo que promete.

Visto por um ângulo mais abrangente, isso tem inúmeros benefícios para a organização. Isso porque, paralelamente ao fato de atrair um potencial cliente quando disponibiliza um atendimento eficiente, ela também está ganhando tempo para responder rapidamente a outros chamados, o que não seria possível se para resolver o mesmo problema fossem necessárias diversas interações.

Além disso, empresas que demoram a dar respostas ou fazem isso de maneira equivocada, criam três problemas ao mesmo tempo. O primeiro é a insatisfação do cliente, que certamente buscará outra opção. O segundo é o desperdício de tempo e investimento, duas coisas que até se confundem, afinal, tempo é dinheiro. E por fim, o estresse dos atendentes, que por terem que responder muitas vezes aos mesmos questionamentos, acabam dando respostas incompletas e, em alguns casos, até perdendo a paciência.

Todos esses problemas podem ser evitados através de investimentos em estrutura e na capacitação dos profissionais, fatores que estão diretamente ligados e são determinantes para a obtenção de um atendimento verdadeiramente eficiente. Ter uma equipe capaz de fornecer aos clientes todas as informações solicitadas sem precisar abrir chamados internos e, consequentemente, fazer várias interações, é muito importante. Contudo, isso só é possível quando esses profissionais estão bem preparados para desempenharem suas funções. Para isso acontecer, é necessário que a organização ofereça treinamentos e cursos para que seus colaboradores conheçam amplamente o setor no qual estão trabalhando e se mantenham atualizados.

Aliada a isso está a necessidade de investir em instrumentos que otimizem o desenvolvimento dos trabalhos e agilizem todos os processos, o que é fundamental para acompanhar os avanços tecnológicos. Um bom exemplo disso é o sistema Acelerato, ferramenta on-line que torna possível atender de qualquer lugar e a qualquer horário com eficiência e rapidez. Além disso, com sua excelente funcionalidade no momento de fazer a gestão de processos ágeis e possibilidade de obter e armazenar dados sobre os clientes, algo essencial para personalizar o relacionamento, esse sistema é um grande aliado das empresas que querem oferecer um atendimento qualificado e que apresente retornos efetivos.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-