Todo ano que se inicia é uma oportunidade para abrir horizontes e melhorar pontos–chave. Isso vale para diferentes situações, inclusive o atendimento. É claro que promover uma boa experiência no atendimento é algo de grande importância e que precisa ser constante, mas no início do ano, as pessoas estão mais propensas a novas atitudes.

Veja como aperfeiçoar a estratégia de atendimento no início do ano.

 

Estimule a apresentação profissional

É imprescindível que todos os envolvidos estejam cientes da operação, scripts e demais procedimentos do cotidiano da empresa. Isso não quer dizer que eles precisem ser como robôs, com diálogos pré – definidos, uma vez que esse tempo já passou. A estratégia das empresas que atuam com help desk é de ficar mais próximas do seu cliente, entendendo o que ele precisa.

Pode começar pela apresentação pessoal. Ao invés do tradicional “Alô (nome da empresa)” tente mudar para Bom, obrigado por ligar (nome da empresa) meu nome é (nome do funcionário), em que posso ser útil”. Ambos os lados ganham, uma vez que o cliente percebe uma maior cordialidade no atendimento e isso reflete em como o atendente irá se posicionar.

Tenha paciência

Evite o atendimento com respostas longas e explicações demoradas. Respostas rápidas ajudam ao cliente a entender o que é necessário e evita que ele desista do atendimento. Outro ponto a ser melhorado diz respeito as perguntas realizadas durante o atendimento.

Busque orientar os funcionários que eles façam perguntas pertinentes ao assunto e que seja possível identificar de forma mais precisa a necessidade do cliente.

Tente diminuir o tempo de espera

Funciona da seguinte forma: quanto mais tempo o cliente espera pelo atendimento, maiores são as chances de que ele não goste do serviço mesmo antes de falar com o atendente. Para o início do ano, tenha como foco diminuir ao máximo o tempo de espera.

Atenda no segundo toque mesmo que tenha uma gravação automática. Além disso, a opção de falar com um dos atendentes deve ser uma das primeiras. Se ele precisar esperar um pouco informe o motivo da espera, bem como o tempo estimado para que seja atendido.

Adote um sistema eficiente

Seria bom se atendimento se resumisse a conversa entre o atendente e o cliente, mas sabemos que não é bem assim. Há também a necessidade de um sistema/software eficiente e que torne o atendimento o mais profissional possível. O Acelerato é uma solução eficiente e que se adequa a diferentes situações. É uma ferramenta online que pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento, agilizando o processo e facilitando as tomadas de decisões dos gestores e atendentes.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-