A influência da cultura do atendimento para satisfazer o cliente

A cultura de um bom atendimento orientada ao cliente é algo que deve estar enraizada dentro de uma organização. Isso se dá pelo fato da sua importância no que diz respeito às dúvidas, informações e reclamações que surgem nesse tipo de relacionamento.

Dessa forma, os gerentes devem trabalhar práticas voltadas para a obtenção de eficiência e comprometimento dentro de suas equipes, frente ao elo mais importante da empresa, o consumidor. Com isso, os resultados serão positivos e a imagem da organização se tornará cada vez mais forte no mercado.

E qual o proveito que se tira dessa dedicação? A resposta é curta e simples: satisfação. O cliente satisfeito gera o resultado de equilíbrio e desempenho esperado pela empresa. Com efeito, essa valorização consequentemente agrega muito valor e quanto maior for a expectativa do cliente, duradouro será essa indispensável relação.

No entanto, para trabalhar uma boa cultura de atendimento, deve-se conhecer melhor o cliente. Logo, é preciso saber que o cliente é fundamental para que a empresa possa alcançar rapidamente os seus objetivos. E aí entra o relacionamento.

O relacionamento é a base para fidelização e retenção do cliente, pois possibilita construir uma harmonia entre o desejo do cliente e a capacidade de entrega da empresa. Nasce assim o Marketing de Relacionamento, essencial para aplicar estratégias capazes de desenvolver uma gestão de relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Vejamos abaixo algumas vantagens de aplicar o Marketing de Relacionamento e que trazem êxito dentro da cultura do bom atendimento:

– Desempenha papel substancial no que tange a mudança de pensamento das pessoas em relação ao produto e à imagem da empresa, favorecendo positivamente o atendimento;

– Através do marketing, a fidelização surge para evitar que os clientes migrem para a concorrência e, por conseguinte, cause prejuízos às empresas. Portanto, caprichar no atendimento é o mínimo que se deve fazer;

– Garante alegria e boa experiência ao cliente, haja vista que clientes insatisfeitos e mal atendido vão embora, não retornam e ainda falam mal da empresa;

– Conquista valor no tão competitivo mercado, uma vez que passa a reconhecer as necessidades de seus clientes e realiza um atendimento totalmente exclusivo nas necessidades específicas.

E dentre as vantagens citadas acima, a retenção do cliente, por meio da fidelização, é que chama maior atenção. Os gerentes e colaboradores devem entender que essa tarefa é capaz de aprimorar e qualificar o atendimento, sendo que o consumidor se torna mais fiel e passar a entendê-lo fica cada vez mais fácil.

Esses fatores contribuem para um ciclo favorável, onde há a satisfação do consumidor, a dedicação do colaborador a fim de retê-lo e, por fim, a solidificação do atendimento, com a melhoria do relacionamento entre ambas as partes.

À vista disso, a empatia aparece como ponto primordial para a cultura do bom atendimento, tendo em vista que, sem um relacionamento saudável, a concorrência é quem vai ganhar. Portanto, trabalhar com empatia é sinônimo de criar um respeito diante das diferenças que aparecem no atendimento.

Desse modo, transformar as diferenças em união, dar prioridade no atendimento demonstrando interesse nas necessidades do cliente, além de ter paciência, compreensão e, na maioria das vezes, se colocar no lugar do outro para conseguir entender o que está se passando, são atitudes essenciais. E por mais que todos tenham defeitos, procure trabalha-los da melhor maneira, para não afetar o atendimento.

Outra técnica é o follow-up, um aprimorado meio estratégico para assegurar o tratamento diferenciado ao cliente. O objetivo é acompanhar todos os processos da venda e das necessidades do cliente, de forma que é possível saber o quanto satisfeito o consumidor está com o produto, bem como entender o que o cliente procura e o que ele realmente espera das organizações.

Vale ressaltar uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, no ano de 2014, ao concluir que 61% dos consumidores consideram um bom atendimento mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. Observa-se, então, que inovar e investir na qualificação profissional e atendimento é o caminho ideal para ter sucesso nos negócios.

Quanto à inovação, o sistema Acelerato trabalha com um diferenciado atendimento Help Desk. A plataforma atua em todas as etapas do atendimento, que vai da abertura de chamados pelo cliente, com passagem pelo atendimento do agente e, no final, chegar na análise de relatórios realizados pela gerência.

Junto ao Help Desk, o sistema também oferece o Service Desk, e ambos são serviços de atendimento aos clientes que buscam esclarecimentos e soluções relativo aos produtos da empresa. A ferramenta é fantástica e eficiente! O que está esperando para experimentar?

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui