O atendimento ao cliente descontente com algum serviço utilizado ou produto adquirido requer alguns cuidados especiais para que a situação crítica possa ser devidamente resolvida ou ao menos amenizada. É importante que o usuário em questão receba a atenção necessária e sinta-se de alguma forma bem acolhido pela empresa. Para ajudá-lo, elaboramos algumas dicas cruciais, para lidar com clientes problemáticos que podem ser utilizadas sempre que necessário:

1- Deixe que o cliente diga tudo o que está pensando:

Cada pessoa é única e deseja ser atendida com atenção e respeito. Pensando-se dessa forma, deixar com que o cliente desabafe acerca do que está sentindo pode ser o começo para um bom entendimento entre as partes envolvidas. Mesmo que depare-se com grosseria, é necessário que o profissional que presta o atendimento mantenha-se calmo e não revide ofensas.

2- Acredite no seu potencial resolutivo:

Mesmo que as coisas pareçam desandar, quando se trata de atender clientes descontentes, é fundamental que se tenha segurança e convicção no que está se falando ou fazendo. O sistema Acelerato é uma poderosa ferramenta que auxiliará de forma significativa nos mais variados momentos, sobretudo nos de maior tensão, uma vez que agiliza processos de atendimento e pode ser acessado de qualquer local e no momento desejado.

3- Tenha empatia:

Colocar-se no lugar do cliente pode parecer um clichê, mas é uma grande verdade quando se trata de compreender o comportamento de alguém furioso com alguma situação. No campo do atendimento, não é diferente. Ao se imaginar na mesma situação, quem presta o atendimento pode começar a compreender qual o melhor caminho ao tentar solucionar um determinado problema.

4- Tente reverter a situação:

Mostre ao cliente a grande importância que ele tem para a empresa. Não deixe que ele sinta-se desamparado, sem nenhuma solução que atenda ao menos em parte suas necessidades. Mesmo que este projete indevidamente suas frustrações sobre o atendimento recebido, dê a ele toda a atenção necessária. Muitas pessoas quando estão estressadas agem de forma a se arrependerem depois e acabam pedindo desculpas e retornando ao serviço oferecido em outra ocasião.

5- Cumpra com o que foi prometido:

Se prometeu retornar em um determinado período de tempo, por exemplo, é recomendado que se dê o retorno, ainda que seja para dizer que o problema em questão não foi solucionado. Dar satisfação do que se está fazendo é uma maneira de mostrar que a empresa esforça-se para ajudar o usuário. É extremamente desagradável ao cliente sentir-se negligenciado quando necessita de algo.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-