É impressionante o poder que as redes sociais têm de disseminar informações de maneira rápida, além de serem atualmente uma das ferramentas de comunicação mais eficientes do mundo, sendo utilizadas por milhões de pessoas. Obviamente, essa forma de interagir tem papel fundamental no mundo dos negócios. O que fez as redes sociais corporativas ganharem espaço rapidamente.

Elas já estão presentes em um grande número de empresas e essa é uma forte tendência. Independentemente do tamanho da organização, as redes sociais corporativas são cada vez mais fundamentais para as estratégias de comunicação.

Afinal, o que são Redes Sociais Corporativas?

Rede Sociais Corporativas podem ser definidas como um instrumento de comunicação estratégico para potencializar as interações no ambiente de trabalho. Embora não tenha como função específica substituir as intranets, isso acaba acontecendo muitas vezes.

Atualmente, utilizar uma rede social corporativa é a opção escolhida por um crescente número de organizações.

Quais seus principais Benefícios?

A principal característica das Rede Sociais Corporativas é a rapidez,  o que agiliza os processos de comunicação interna de uma empresa. Isso traz eficiência para o desenvolvimento dos trabalhos, já que é possível compartilhar arquivos e ter uma relação mais próxima com a rede de parceiros e colaboradores.

Além disso, possuir uma rede social corporativa é como ter um grande ambiente de colaboração mútua. Assim, os envolvidos têm algo de interessante a ensinar ao mesmo tempo em que aprendem.

Outro fator que conta bastante positivamente em relação às redes sociais corporativas é a questão da praticidade. Essas ferramentas permitem o acesso a informação de forma simples e sem dificuldade em sua utilização. Isso, pois a maioria das pessoas já está familiarizada com esse tipo de ferramenta. Assim, todos ficam mais à vontade para desenvolverem seu trabalho e compartilharem ideias e opiniões.

Alguns cuidados Necessários

Por ser um espaço aberto, onde todos os integrantes têm acesso livre, as redes sociais corporativas necessitam de uma atenção especial por parte de quem coordena o uso da ferramenta. Isso porque elas podem acabar se tornando um meio pelo qual podem ser externadas insatisfações e até mesmo surgindo conflitos internos.

Saber lidar corretamente com isso é essencial para que esse instrumento seja utilizado para potencializar as interações e viabilizar soluções mais ágeis, e não que se torne um problema.

Como escolher uma Rede Social Corporativa?

Atualmente existem diversos fornecedores de Redes Sociais Corporativas no Brasil. Para tomar uma decisão, busque também soluções com outras funcionalidades que ajudem na gestão e operação do seu negócio.

 

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-