Diversas empresas de pequeno e de médio porte consideram que os investimentos para otimizar um site está muito fora do orçamento atual de seu plano de marketing e que o fee mensal em SEO pode não existir. No entanto, só porque sua empresa é um pequeno negócio isso não significa que você precisa que ter uma presença pequena na Internet. Colocar um tempo em seu site pode ser a melhor estratégia de SEO para você que está à procura de táticas simples que garanta que o Google “ache” o teu site entre tantos outros.

Confira, abaixo, 10 dicas de otimização que você pode fazer em seu site para melhorar o posicionamento orgânico dentro dos sites de busca.

Mostre material adequado

Cada página de seu site deve, no mínimo, conter 500 palavras. Pesquise seus concorrentes e veja o que eles têm em seus sites. Porque se eles têm mais conteúdo de qualidade do que você, provavelmente os buscadores irão considerar os sites deles mais relevantes do que o seu. Certifique-se de que você tem conteúdo suficiente para orientar os buscadores e os espectadores sobre o que é o seu site.

Remova informações duplicadas

Normalmente não há problemas por ter informações repetidas em sites, no entanto, ocasionalmente, as informações duplicadas podem confundir os buscadores e, assim, classificar o seu site mais baixo por causa disso. Acesse o Google Webmaster em ‘Aspectos de pesquisa’> ‘Melhorias de HTML’ para ver quais informações são repetidas. Por exemplo, se você ver que tem Tags de títulos adicionais ou META descrições adicionais, provavelmente significa que essas páginas podem ser acessado por várias URLs diferentes, o que confunde os Buscadores. Faça o download do gráfico com as páginas duplicadas de suas Google Webmaster Tools e examine os seus endereços de URL.

Rotule corretamente a META DATA

Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos são o HTML (ou módulo XHTML) utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os Spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META que “fala”para ele o que tem na página e assim ele possa avaliar o quão pertinente é para uma pesquisa. É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave especifica para cada página do site. Chega de preguiça e mãos a obra.

  • Faça títulos e descrições distintas para cada página do seu site.
  • Tenha um título descritivo com no máximo 70 caracteres.
  • Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica.
  • Para as descrições usar, no máximo, 156 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.

Exiba claramente as informações de contato

É absolutamente necessário certificar-se que seu contato esteja claramente visível em todo o site. Seu e-mail e número de telefone devem estar na parte superior ou na parte inferior de todas as suas páginas. Isso, além de facilitar a vida de quem acessa seu site, indica aos buscadores sua localização aumentando seu posicionamento.

Links Internos

Links são uma poderosa arma para ancorar e melhorar a classificação de seu site devido as palavras-chave. Ao colocar “laços” com outras páginas, o público fica mais suscetível a encontrar páginas com conteúdo comum, melhorando assim a experiência do cliente. Realize uma pesquisa com algumas palavras-chave dentro e fora do seu site. Por exemplo, este blog está cheio de posts sobre atendimento ao cliente , gestão de empresas e gestão pessoal, o que eu fiz aqui, foi linkar as palavras com páginas do blog que falam sobre o tema. Os buscadores fazem a conexão entre as páginas e por fim consideram seu conteúdo mais relevante para aquele termo.

Pedido de links

Hoje em dia, é muito normal solicitar que uma empresa parceira, cliente, amigo e até colaboradores coloquem em seus sites um link referenciando uma página sua. Os buscadores entendem que ao encontrar links de sites terceiros para o seu, significa que sua página é bastante relevante e acabam por posicionando melhor ela nas buscas orgânicas. Só não caia na tentação de criar várias páginas e blogs para fazer referencias  ao seu site, isso é considerado um prática de Black hat e pode até banir sua página dos buscadores.

Procure por Menções

Ainda na mesma idéia do anterior, procure por sites que fazem referencia a sua empresa, mas que por qualquer motivo não colocam um link para seu site. Entre em contato com eles e peça que o faça e esteja preparado para oferecer um link de volta em seu site.

Melhore suas imagens

Você provavelmente possui imagens em seu site que você poderia gastar algum tempo para ajustá-los e melhorar sua classificação. Os buscadores também procuram por Meta Caracteres em imagens para otimizar as buscas.

  • Mude o título do Arquivo de Imagem: clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo de imagem e mude o título. Por exemplo, se o seu arquivo de imagem é chamado de “526G53130chd.jpg”, um nome melhor seria “Item_Marca_Cor.jpg”.
  • Mudar Imagem Título: renomeando os metadados de imagem através de CMS do site. Certifique-se o título da imagem rotula o conteúdo para que os Buscadores possam distinguir as imagens no site através de pesquisas de imagem.
  • Faça Alt texto para cada imagem: O texto alternativo é um elemento Meta que indica a imagem real. Faça o simple,  por exemplo, para uma imagem de um cachorro andando no parque, escreva “Cachorro andando no Parque”, como seu texto alt. Uma dica: Pense como você descreveria a imagem para alguém que não pode ver. Descreva a imagem.

Prepare seus vídeos

Muitas empresas usam vídeos como uma parte fundamental de sua estratégia de marketing em seus sites. Assim como as imagens, os vídeos em seu site devem ser otimizados para que os Buscadores possam facilmente exibir seus vídeos. Faça um título, nome do arquivo e narrativa (se útil), com as palavras-chave. Além disso, o YouTube oferece outros campos que você pode usar para adicionar informações descritivas sobre o seu vídeo. Utilize o campo ‘Tag’ para colocar palavras-chave. Depois de fazer o upload do vídeo, haverá inúmeras opções para especificar ainda mais as informações sobre o seu vídeo. Para verificar se o vídeo está indexado, preencha todos os campos de forma apropriada.

Prepare-se para uma pesquisa local

A grande dica desse ponto é: esteja preparado para aparecer quando for feita uma busca por local (Google Maps). Uma coisa que já vem acontecendo e que só tende a aumentar é a busca de acordo com o local que a pessoa está: “Qual a padaria mais próxima?” ou “Loja de roupa na rua X” ou “Posto de gasolina no Bairro Y“. Então se você quiser aparecer quando uma busca dessas for feita, você precisa ter os dados de local sempre atualizados. Mas onde os buscadores acham essa informação?

O Google recentemente unificou resultados “Blended” em todas as pesquisas. São resultados mistos de diversos sites e informações sobre a empresa – principalmente a partir do GooglePlus. Então tenha uma conta da sua empresa no GooglePlus. Lá você pode colocar todas as informações mais relevantes do seu negócio. Como por exemplo o telefone, endereço, horário de funcionamento, descrição do seu negócio, produtos, seus posts, fotos, vídeos, logotipo etc..

As dicas podem ser simples, mas elas fazem muita diferença.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/10-seo-tips-small-mid-sized-jason-walberg

——————————————————————————————-