2015 será um ano de grandes desafios devido ao desaquecimento da economia e ao recuo das vendas em diversos segmentos. Superar essas barreiras significa enfrentar uma nova realidade, ter novos comportamentos e atitudes e buscas novas habilidades e técnicas.

Em conversa com o portal Administradores o especialista em vendas José Ricardo Noronha disse:

“O otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais. Acreditar que tudo vai dar certo e trabalhar duro com positividade e proatividade são elementos fundamentais para quem busca o tão sonhado sucesso. No entanto, por mais otimista que sejamos, é crucial também não nos distanciarmos da realidade que nos cerca”.

Confira quatro dicas do especialista para superar as adversidades e ter um 2015 melhor:

1 – Prospecte e trabalhe mais e com mais foco.

“Em tempos mais desafiadores, não basta apenas prospectar e trabalhar mais. A tendência dominante é que todos já estejam fazendo isso. O que realmente faz a diferença é prospectar e trabalhar melhor, com mais foco e de forma muito mais assertiva”, diz ele.

De acordo com o especialista, é possível fazer isso investindo tempo de qualidade na boa definição do seu público e clientes alvo.

2 – Venda mais para os clientes já existentes

“Por mais incrível que possa parecer, muitas empresas e vendedores ainda teimam em dar atenção e carinho infinitamente maiores para os novos clientes. Prospectar e conquistar novos clientes são tarefas tão cruciais quanto dedicar os melhores esforços em incrementar a lealdade e satisfação dos clientes já existentes, pois nestes últimos o custo da nova venda é geralmente bastante inferior ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de um novo”, elucida o especialista.

É possível, por exemplo, ligar e visitar os clientes já existentes para entender e identificar novas necessidades.

3 – Entendimento, atendimento e encantamento

“Entender bem as necessidades, os desejos e sonhos dos clientes para, a partir daí, oferecer um atendimento nota 10 e 100% focado em surpreender e encantar nunca foi tão importante quanto agora!”
Uma pesquisar extensiva sobre o cliente, incluindo demandas, necessidades, desafios e sonhos dos clientes por eles atendidos.

4 – “Venda social”

“Na ‘Era da Recomendação’ em que todos vivemos, a prioridade de todas as organizações é conquistar o maior número de ‘fãs’ que puderem. Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te recomendem para amigos e familiares, usando especialmente o incrível poder das redes sociais como forte aliada”, finaliza Noronha. Porém, diferentemente do cliente, o “fã” pode te vender a outras pessoas sem cobrar absolutamente nada por isso. “Não tenha clientes, tenha fãs!”, completa ele.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/especialista-da-dicas-para-superar-cenario-desfavoravel-em-2015/97147

——————————————————————————————-