Preciso de novos Líderes e não tenho nenhum na minha equipe!

Será mesmo?

 

Muitas vezes os Gestores fazem esse tipo de questionamento, mas a grande verdade é que nem sempre sabem aproveitar o que há de melhor em cada funcionário. Pode ser que tenham grandes Líderes na equipe, mas nem sempre sabem enxergar isso ou então não prepararam esses funcionários para tal cargo.

Nesse post vou dar algumas dicas de como aproveitar melhor cada funcionário e preparar hoje o seu Líder de amanhã.

 

1) Decisão:

Muitas vezes os funcionários não tem oportunidade de tomar decisões. Para o desenvolvimento de um bom líder a tomada de decisão é um fator imprescindível, pois esse é o papel dele, decidir, saber o que é melhor para a equipe e a empresa, portanto incentive a participação nos problemas e mudanças, não forneça os resultados de forma fácil e ouça o que o funcionário tem a dizer, isso com certeza irá incentivar a participação dele em importantes acontecimentos.

 

2) Trabalho em Equipe:

Todos os funcionários devem ter essa habilidade de trabalhar bem em equipe, mas para o Líder isso é primordial. Todo o resultado dele depende da equipe, portanto o relacionamento deve ser o melhor possível. Não devemos confundir bom trabalho em equipe com amizades, no âmbito profissional o que deve prevalecer é a ética e não o coleguismo.

 

3) Autoconfiança:

Um líder deve ter autoconfiança para desempenhar melhor suas atividades e gerir melhor a sua equipe. Incentive isso, encorage, diga onde está errando e acertando, guie seus caminhos, forneça feedbacks, acompanhe sempre o trabalho dele, isso fará com que aos poucos ele se sinta mais confiante e tome melhores decisões.

 

4) Aprendizagem:

Se você como gestor é um líder nato, porque não ensinar o seu novo líder? A aprendizagem é fundamental nesse processo, muitas vezes o seu novo líder é muito bom em determinadas coisas mas em outras nem tanto, então forneça cursos específicos, dê treinamentos, passe conhecimento, dessa forma ele poderá aprimorar essas falhas e se tornar cada vez mais completo.

 

5) Reconhecimento:

O reconhecimento é a melhor forma de encorajar uma pessoa, de fazer com que ela queira sempre melhorar, de motivá-la, então porque não elogiá-la, dizer o quanto está se saindo bem. O reconhecimento salarial é de grande valia, porém passageiro, já o reconhecimento verbal é motivador e faz com que a pessoa queira sempre ser melhor para poder ouvir quantas vezes forem necessárias que ele está acertando e o quanto está indo bem.

Essas dicas além de auxiliar na formação de novos líderes, fará com que quando eles estejam prontos eles repassem o mesmo aos seus liderados e isso se torne um efeito cascata, um líder formando outro.

 

Não vamos apenas contratar, vamos reciclar, formar, aprimorar! Aproveite os seus talentos!
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-