altodesempenhoTer equipes de alto desempenho é o sonho de qualquer empresa que busca crescimento sustentável. Apesar de sempre citadas nas organizações, são poucos os times que atingem esse grau de maturidade.

Equipe de Alto Desempenho é um grupo que consegue alcançar patamares superiores de produtividade e que estão profundamente comprometidos com o crescimento e sucesso pessoal mútuo. Para o desenvolvimento de equipes devemos nos questionar profundamente sobre 8 aspectos importantíssimos, sendo eles:

Quem somos nós?

Esse é o ponto inicial para o desenvolvimento de equipe de auto desempenho. Qual é a cara da equipe? Lembre-se é necessário uma autocompreensão e avaliação do que é a equipe e também o levantamento de Valores que podem ser definidos como princípios que guiam a vida de uma organização.

Onde estamos agora?

Nesse ponto é necessário fazer uma análise situacional, ou seja, um balanço da situação atual da equipe.

Para onde estamos indo?

Devemos definir o propósito e as responsabilidades da equipe perante a empresa e seus clientes. É nesse momento que a equipe deve descrever o seu futuro desejado.

Como chegar lá?

Listar os objetivos da equipe com base na missão, visão e valores. Será necessário definir planos de ação para chegar no estado desejado.

O que esperam de nós?

Quais são as responsabilidades e confiabilidade do time e quais serão nosssas regras de base.

De que apoio precisamos?

Qual o apoio necessário para se chegar no objetivo? Exemplo: Treinamento, Aprendizagem, Melhoria de Processos e etc.

O que acreditamos?

São nossas crenças fortalecedoras que regem a nossa vida para que nós possamos dar os passos necessários rumo aos nossos sonhos. Refletir em tudo que a equipe conquistou e acreditar que é possível sempre mais.

Que reconhecimento desejamos?

O que a equipe deseja com o trabalho realizado: feedback? recompensa? reconhecimento? Esse aspecto é essencial para o crescimento da equipe.

Após refletir e responder a essas perguntas sua equipe será capaz de se auto-superar constantemente e de estimular o desenvolvimento de cada um de seus integrantes. Uma equipe sinérgica incentiva a entrada de novos integrantes e de novos desafios. É isso que estimula o seu aperfeiçoamento e crescimento constante.

Aproveite também e assista um vídeo com o passo-a-passo dos 8 aspectos citados.

Agradecimentos especiais a Larissa Ramos pela contribuição com o Tema e desenvolvimento do texto.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!