O mundo de negócios mudou. Muitos dos conceitos que aplicamos em nossa gestão moderna foram herdados da era industrial e pré-industrial quando lidamos com profissionais de perfis completamente diferentes de nossos atuais profissionais da era do conhecimento. De acordo Jurgen Appelo, autor do livro Management 3.0 (Gestão 3.0), ao invés de evoluir essas idéias, devemos reinventar a gestão para que possamos endereçar os desafios que o mundo dos negócios nos oferece nos tempos atuais.

Jurgen é escritor, palestrante, desenvolvedor, empreendedor, ilustrador, gerente e blogger. Foi recentemente CIO na ISM eCompany, uma das maiores organizações de soluções e-Business dos Países Baixos.

Os gerentes precisam mudar. Precisamos gerenciar sistemas e não pessoas, e ao invés de tentar adicionar cada vez mais controle a gestão, os gerentes precisam compreender a natureza sistema das organizações, e utilizando a auto-organização para direcionar equipes a um resultado de valor.

Por que 3.0?

Para entender o que é a Gestão 3.0 precisaremos antes avaliar o que o autor considera como as duas primeiras “versões” da gestão.

  •  Gestão 1.0: Focada em hierarquias, esta versão da gestão ficou mundialmente conhecida através do modelo comando-e-controle. Poder na mão de poucos em uma estrutura de decisões top-down. Aqui foi criado aquele conhecido jargão “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Podemos dizer, sem possibilidade de erro, que ainda é o modelo de gestão mais utilizado “na prática”.
  • Gestão 2.0: Focada em técnicas, esta versão procura “corrigir” alguns dos “problemas” da primeira versão de gestão…mas mantendo a mesma estrutura top-down, o que – não surpreendentemente – resolve muito pouco. Poderíamos dizer que é uma Gestão 1.0 “turbinada” por Balanced Scorecards, Six Sigma, TQM e outros add-ons.
  • Gestão 3.0: Focada na complexidade, esta gestão encara as organizações como redes, e não como hierarquias; e nessas redes as pessoas e seus relacionamentos devem estar no foco da gestão, mais do que os departamentos e seus lucros.

A Gestão 3.0 sugere que se trabalhe com seis visões. Não à toa, essas visões são representadas por um modelo um pouco diferente dos conhecidos círculos, flexas e retângulos de desenhos organizacionais; algo bem mais próximo do que muitas das organizações se parecem: monstros.

Martie - Managemente 3.0
Fonte: https://www.flickr.com/photos/jurgenappelo/5201948248/in/photostream/

Para ilustrar as seis diferentes visões da Gestão 3.0 Jurgen criou um monstro chamado Martie, que contém um olho para cada diferente visão:.

1. Energizar pessoas: pessoas são a parte mais importante de uma empresa, certo? Gerentes devem portanto fazer o que for possível para mantê-las ativas, criativas e motivadas.

2. Empoderar times: times devem auto-organizar, mas para isso precisam empoderação, autorização e confiança da gestão.

3. Alinhar restrições: auto-organização pode não funcionar, para diminuir esta possibilidade dê às pessoas um propósito claro e metas compartilhadas.

4. Desenvolver competências: times não conseguirão atingir as metas caso alguns de seus membros não forem suficientemente capazes. Gerentes devem contribuir para o desenvolvimento de competências.

5. Crescer a estrutura: muitos times trabalham dentro de um contexto organizacional complexo, portanto é importante considerar estruturas que promovam a comunicação.

6. Melhorar tudo: pessoas, times, e organizações precisamos melhorar continuamente para evitar falhas sempre que possível.

Para aprender mais, você pode fazer o curso de Gestão 3.0 ou poder ler os Livros de Jurgen Appelo, Management 3.0, Workout e Como Mudar o Mundo (disponível em português)

Agradecimentos a André Faria pela contribuição com o Tema e Desenvolvimento do texto.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-