Learning 3.0: construção colaborativa até mesmo em solução de crises

A construção colaborativa de ideias e projetos é o norte nas grandes empresas a partir do século XXI. Com o advento e popularização da internet e das conexões em rede 24 horas por dia, é vital esta conexão entre os mais diversos segmentos de conhecimento e produção.

Pois é inserido nesse contexto que surge o Learning 3.0, um sistema de aprendizagem colaborativa que busque provocar e conduzir os funcionários/parceiros de determinada entidade a chegarem a soluções acordadas para seus problemas, através da interação de umas com as outras.

O grande mote do programa é transferir o que se conhece como conhecimento para o dia-a-dia, os desafios reais que surgem no decorrer ao longo dos processos constantes no mundo dos negócios – deste modo, deixa-se de recorrer a “especialistas” sempre que vai se debater determinado assunto, como se fossem eles entidades superiores a quem vivencia a questão em suas jornadas diárias.

Os benefícios desta mudança de pensamento são inúmeros, mas podem ser traduzidos em um só: ao aderir à aprendizagem colaborativa por meio do Learning 3.0, a empresa passa a ter pessoas que se sintam parte do todo, e que se reconheçam na sua parcela de colaboração – sentindo-se, assim, mais valorizadas na cadeia produtiva.

A nossa geração – batizada de “homo digitalis” – aprendeu desde cedo a compartilhar fotos, vídeos e conversas de nossas vidas pessoais através da rede. O programa, então, toma esta ideia a fim de que seja possível, também, para ideias e experiências, que são o que de mais valioso um profissional moderno tem – vez que pode possibilitar inovação e novos empreendimentos.

O Learning 3.0 proporciona aprendizado através de sua ferramente chamada Learning Canvas, que possui três papéis: o Asker (pessoa que passa pelo problema), os Shearers (pessoas que compartilham experiências a fim de auxiliar) e o Facilitador (quem orienta os participantes). Este último se encontra no processo pois deve garantir que os Shearers não imponham soluções – mas que somente levem, por meio de ideias e experiências próprias, o Asker a chegar a sua própria solução.

Levando em conta o princípio colaborativo de que ninguém é superior, e que todos lá estão a fim de auxiliar com seus conhecimentos, o Learning 3.0 é uma ferramenta altamente democrática, que pode levar a inúmeros benefícios se bem utilizado em meio a crises.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-