Você sabe qual a definição de Persona em um negócio?

Para aumentar as chances de crescimento, êxito, sucesso, todo o negócio precisa ser direcionado. Se você quer chegar a algum lugar, precisa saber para que lado correr, precisa definir para quem está vendendo, com quem está interagindo. A expressão “Persona” nada mais é do que a construção de um cliente idealizado.

Em um empreendimento, definir quem é o comprador é essencial, quais são suas características, necessidades e vontades. É desta forma que é possível melhorar os produtos e adquirir novos clientes, com a produção de conteúdo relevante para um público previamente determinado, por exemplo.

A Persona é um tipo de representação fictícia de um consumidor ideal para o seu produto ou serviço. No entanto, para a criação dela, tudo deve ser baseada em dados reais relacionados a observação de comportamentos e características demográficas dos clientes, assim como motivações, preocupações, objetivos e desafios.

Vale destacar que, dentro das estratégias de marketing, a Persona de uma empresa não precisa ser, obrigatoriamente, única, é possível criar mais de um tipo de cliente ideal para o mesmo empreendimento.

Como a definição de uma Persona pode ajudar no meu negócio?

Definir a persona ajuda a enviar as mensagens certas para as pessoas certas, ampliando as chances de sucesso. A Persona:

• Determina o público que deve ser o foco das estratégias de marketing;
• Ajuda a definir o tipo de conteúdo necessário que precisa ser produzido para se chegar aos objetivos – como atrair novos consumidores, por exemplo – bem como os tópicos que deve-se dar mais atenção e até o tom e o estilo de linguagem.

Mas, então, Persona é sinônimo de Público-alvo?

Não. Apesar de serem conceitos bem parecidos, eles não são a mesma coisa. O Público-alvo é a representação de uma parcela da sociedade, de um forma mais geral, para quem você vende seus produtos e serviços.

Já a persona é o seu cliente idealizado, ou seja, aquele para o qual você gostaria de prestar atendimento. A persona é uma definição mais específica e humanizada.

É essencial, para que as estratégias de marketing sejam competentes em sua totalidade, prestar atenção ao feedback dos clientes. É essa interação com eles que proporciona a reparação das falhas de um produto ou serviço em relação às expectativas do consumidor, assim como o surgimento de novas ideias para se trabalhar.

Boas plataformas de atendimento ao cliente e Gestão de Projetos são promissoras nesse quesito, como o sistema Acelerato, por exemplo. Ele permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento. A Acelerato é uma plataforma moderna e 100% em português.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui