A velocidade do site realmente pode afetar muito suas vendas. Mesmo que seu site não esteja carregando muito devagar, ele ainda pode ser melhorado! Para as empresas, manter-se na concorrência significa constantemente fazer malabarismos com múltiplos componentes para aumentar a satisfação do cliente. Dessa forma, grandes ofertas, design visualmente atraente e velocidade do site estão entre os principais componentes.

No entanto, não importa o quão ótimas as ofertas são ou o quão surpreendente é o visual do site. Se ele estiver com o carregamento lento não vai manter os usuários envolvidos e, muito menos, converter as vendas.

É necessário notar que uma experiência de site ruim pode afetar a percepção e a fidelidade de seus clientes em relação a sua marca.

Portanto, é muito importante analisar os problemas de velocidade de carregamento, especialmente agora que o uso de dispositivos móveis excede o uso da área de trabalho — e cresce com uma taxa cada vez mais rápida.

Então, como testar e medir o tempo de carregamento do seu site? Confira a seguir!

Afinal, o que é a velocidade do site?

A velocidade do site refere-se essencialmente ao período de tempo em que as páginas da web ou o conteúdo da mídia são baixados dos servidores de hospedagem do site e exibidos no navegador web solicitante.

O tempo de carga da página é a duração entre clicar no link e exibir todo o conteúdo da página da web no navegador solicitante. Existem 3 aspectos principais necessários para entender a velocidade da página em contexto de experiência do usuário e desempenho do site:

  • a visão do tempo gasto na entrega do material solicitado juntamente ao conteúdo HTML que acompanha o navegador;
  • a resposta do navegador para solicitações de carregamento de página;
  • a visão dos usuários finais como a página web solicitada é exibida no navegador — esta é a última medida empírica da velocidade da carga da página.

Por que a velocidade do site é importante?

As primeiras impressões são vitais na web. Seus clientes, leitores e visitantes do site fazem um julgamento imediato sobre você e seus negócios.

Se o seu site carregar rápido, você fez uma primeira impressão forte. É uma experiência rápida para o usuário. Assim, ao carregar rapidamente, seu novo visitante será imediatamente feliz. É pura psicologia. Consideramos que os sites rápidos são mais profissionais e confiáveis, desta forma relacionamos a velocidade com a eficiência e confiança.

Um site lento, por outro lado, nos faz pensar que é inseguro e pouco confiável. E é muito difícil dar uma volta a essa primeira impressão negativa. Lembre-se, você não tem uma segunda chance quando se trata de experiência do usuário.

O usuário online médio é extremamente impaciente e cada milissegundo pode ter um impacto no seu comportamento de compra e no processo de tomada de decisão.

As estatísticas mostram que as pessoas visitarão um site com menos frequência se for mais lento do que um concorrente próximo em mais de 250 milissegundos.

Com as pessoas mais conectadas e dispostas a compartilharem informações, mais do que nunca, por meio de mídias sociais, uma experiência de compra online lenta e insatisfatória é a última coisa que qualquer site de comércio eletrônico quer se associar.

Acontece que as pessoas não aguardam um carregamento lento e não têm medo de compartilhar suas experiências. Os gerentes de site de comércio eletrônico devem manter os usuários satisfeitos fornecendo uma excelente experiência online, começando com um site de carregamento rápido

Como melhorar a velocidade da página?

Algumas formas, algumas mais simples que as outras, de melhorar a velocidade da sua página são:

  • Monitorar a velocidade da página
  • Diminuir o uso de scripts e widgets
  • Reduzir o tamanho das imagens
  • Utilizar plug-in para cache
  • Investir em bons serviços de hospedagem

Embora cada uma das categorias acima mencionadas possa ser aprofundada em detalhes muito maiores, se você seguir estas diretrizes, você terá uma boa chance de diminuir o tempo de carregamento do seu site em metade ou mais e, certamente, melhorará a velocidade.


Sobre o Autor

Este artigo foi escrito pelo time do ‘Melhor Hospedagem de Sites‘, especialmente para a Acelerato. O Melhor Hospedagem de Sites é um projeto nascido com o propósito de trazer as verdadeiras faces das empresas de hospedagem. Acreditamos que o nosso trabalho é informar as pessoas, que estão perdidas nessa selva com centenas de empresas de hospedagem, para escolher o melhor para sua necessidade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui