Lidar com clientes irritados pode se tornar uma tarefa difícil e desagradável. Nesses casos, o melhor a fazer é agir com profissionalismo e tentar resolver o problema de forma rápida e pouco onerosa tanto para o cliente, como para a empresa.

Infelizmente, encontrar clientes irritados, mal-humorados e rudes faz parte da profissão quando se trabalha em um Help Desk. Ainda mais por que se essas pessoas entram em contato é por que estão com dúvidas ou tem um problema. Antes de tudo, respire fundo e mantenha a Calma!

A área de suporte tem um papel fundamental no relacionamento entre empresa e o cliente. Por isso é fundamental que os atendentes sigam algumas dicas:

1) Escute o cliente

O primeiro passo é saber ouvir as reclamações do cliente com atenção e tentar entender a origem do problema. Nessas horas, é melhor evitar interrupções e deixar que o cliente fale tudo o que desejar.

2) Procure encontrar uma solução imediata

Para amenizar a raiva de um cliente, é fundamental que o atendente demonstre interesse e disposição em resolver o problema o mais rápido possível. Sugerir que o problema só poderá ser resolvido em alguns dias ou semanas pode ser um grande erro e deixar o cliente ainda mais nervoso.

3) Demonstre empatia à situação

Durante o atendimento de um cliente irritado e insatisfeito, o atendente deve buscar entender o lado do cliente, compreender as razões que causaram o problema e principalmente, agir com sinceridade. Desse modo, o cliente irá perceber que a empresa está genuinamente interessada em resolver o contratempo.

4) Explique o lado da empresa com calma e paciência

Se o cliente estiver determinado a conseguir um acordo impraticável, é importante permanecer agindo com calma e educação. Explique ao cliente quantas vezes for necessário sobre o que pode ser feito e tente encontrar uma solução que favoreça a ambos os lados.

5) Se a empresa tiver cometido erros, admita

Caso perceba que a empresa está realmente errada, não hesite em pedir desculpas ao cliente. Tente entender a razão daquele erro e assegure ao cliente que ele não voltará a se repetir.
Para conseguir resultados satisfatórios no atendimento ao cliente, experimente os serviços do Acelerato , uma ferramenta de Help Desk capaz de tornar o trabalho mais eficiente e veloz.

Conclusão

Lembre-se cabe ao Help Desk, muitas vezes, conseguir transformar uma dificuldade em uma oportunidade de fidelizar ainda mais o cliente.

Com o Acelerato, é possível melhorar a comunicação com os clientes, manter o histórico de todas as conversas e acompanhar a produtividade de cada um dos atendentes. Além disso, as empresas podem experimentar o serviço de forma gratuita por 15 dias e comprovar a qualidade e eficácia da ferramenta.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-