O Big Data, de forma simplificada, consiste no armazenamento de uma grande quantidade de dados, tendo como base cinco variáveis importantes, que são a velocidade, volume, valor, variedade e veracidade. Através dessa ferramenta, é possível captar dados, processar e enviar informações de forma muito rápida, o que faz dela um mecanismo importante para qualquer empresa.

Mas Como o Big Data pode ajudar seu Help Desk? Confira cinco maneiras e torne seu suporte cada vez mais eficiente.

Fornecendo informações relevantes durante o atendimento

Enquanto os atendentes conversam com um cliente, o sistema de armazenamento de dados irá interpretar o diálogo e compreender sobre o que está sendo dito. Logo depois, ele irá procurar por informações que possam ajudar o atendente e mostrá-las a ele.

Entrada automática e categorização dos casos

Sempre existe um aplicativo que trava os computadores. Para solucionar esse problema, bastaria apenas utilizar o smartphone para tirar uma foto da mensagem de erro que aparece na tela e enviá-la para o sistema de TI. A partir de então, com o Big Data, ferramentas de análise usariam o reconhecimento óptico de caracteres para compreender a imagem e categorizar automaticamente o incidente. Isso facilitaria o trabalho dos atendentes em situações que envolvam falhas no sistema.

Agrupamento dos assuntos mais procurados

As ferramentas de análise irão agrupar automaticamente as questões mais buscadas pelos clientes. Através disso, se torna possível saber quais tópicos estão sendo facilmente solucionados pelo seu sistema de atendimento e quais ainda precisam ser melhorados.

Agrupamento automático de questões problemáticas

O padrão para gerenciamento de serviços, ITIL (Information Technology Infrastructure Library) exige que os incidentes sejam agrupados de acordo com problema notado. Por exemplo, caso ocorram centenas de incidentes não solucionados acerca da VPN da empresa, o agrupamento desses incidentes chamaria a atenção para o problema e as chances de solucioná-lo rapidamente seriam maiores.

O uso do Big Data para auxiliar no agrupamento dos problemas não é exclusivo de serviços de TI, e também pode ser aplicado ao Help Desk.

Monitoramento das redes sociais

A prevalência das redes sociais significa que seu sistema de Help Desk é apenas a ponta do iceberg quando o assunto é a insatisfação dos consumidores. Muitas vezes, eles utilizam sites como o Twitter e o Facebook para reclamar sobre algum problema que enfrentaram relativo a sua empresa. Desse modo, é extremamente importante que exista um certo monitoramento dessas redes sociais para que a reputação da empresa não seja afetada pelas críticas feitas na internet.

O Acelerato oferece um serviço de Help Desk eficiente, que com o auxílio da ferramenta Big Data, consegue otimizar ainda mais os atendimentos ao cliente e torná-los mais satisfatórios.

Com o Acelerato, é possível manter o histórico das conversas realizadas, eliminar problemas e acessar tudo de qualquer computador, pois o sistema é 100% online, permitindo um acesso rápido e fácil.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-