Aposto que todo mundo já viveu ou ficou sabendo de alguma história engraçada ou inusitada com um Help Desk, como aquela que o cliente liga para empresa falando que o pedal do computador não estava funcionando (se referindo ao mouse), ou do atendente da Microsoft que, após pedir para o usuário fechar todas as janelas do Windows, ouve um barulho de janelas sendo fechadas, ou de pessoas que ligam só para agradecer que o computador veio com um porta-copos – CD-ROM.

Apesar de vivemos em um mundo cada vez mais conectado, mais digital, vira e volta aparecem algumas histórias de pessoas que entram em contato com um Help Desk com perguntas bizarras mostrando que ainda há pessoas que não tem a mínima noção de tecnologia. Parece difícil acreditar que algumas dessas histórias são verídicas, mas além de serem verdade, o profissional de Help Desk precisa continuar servindo – e se divertindo – com essas situações.

Histórias

Essas histórias foram tiradas de alguns Help Desks dos Estados Unidos. Confira algumas bizarrices faladas por alguns usuários

A regra errada

Trabalho em um time de storage e freqüentemente aloco armazenamento para projetos. Uma ordem de trabalho exigia espaço de storage para documentação eletrônica de documentos escaneados e digitalizados.

Depois de receber o pedido de trabalho, eu contatei o engenheiro líder para perguntar qual o tamanho que cada documento digital teria em média e programar quanto espaço do storage seria necessário. Foi aí que ele respondeu: “o tamanho varia entre 20 e 40 centímetros”.

D.S

Internet online

Eu trabalho no departamento de help desk e uma vez atendi a uma ligação de um estudante da universidade em que trabalho que me deixou desconcertado. Ao ouvir o toque do telefone, disse: “Serviços de help desk, em que posso ajudá-lo?” Sem rodeios, o estudante respondeu: “Sim, eu tenho uma pergunta. Eu preciso estar online para acessar a internet?”

M.H.

Assistência errada

Certo dia, um cliente interno ligou para o suporte técnico e imediatamente exigiu que um engenheiro o atendesse. Desde que eu assumi o cargo de engenheiro de suporte de software, a ligação sempre é dirigida a mim e eu deixo o cliente desabafar por alguns minutos, tentando descobrir o assunto sobre o qual ele pode estar falando.

Depois que o usuário havia terminado de reclamar do produto, eu perguntei que parte do software ele estava usando. Ele respondeu com o nome do produto concorrente – aparentemente havia discado o número errado de suporte.

D.K

Vida de Suporte

O Vida de suporte é um site de tirinhas que retrata histórias engraçadas vividas por pessoas que trabalham em Help Desk. Grande parte dos leitores é composta por profissionais de TI (desenvolvedores, suportes, analistas, designers, etc..) que se identificam com as histórias.

Confira alguns exemplos:

Help Desk – Histórias engraçadas - Tirinha1

Help Desk – Histórias engraçadas - Tirinha3

Help Desk – Histórias engraçadas - Tirinha4

 

É preciso entender que nem sempre o cliente tem o mesmo conhecimento que você e que provavelmente ele não irá entender tudo o que foi explicado para ele. O importante é ser empático e saber lidar com bom humor quando encontrar uma situação dessas.

Gostou?

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-