No Papo Rápido de hoje, Larissa Ramos fala sobre a Avaliação de Competências.

Ter mecanismos para avaliar o trabalho realizado pelos seus colaboradores é um aspecto de muita relevância dentro de qualquer empresa, já que isso viabiliza a eliminação de eventuais falhas e faz com que os serviços sejam realizados sempre com alto nível de eficiência.
Nesse sentido, uma das maneiras mais precisas de identificar se o desempenho dos funcionários está sendo satisfatório é fazendo uma avaliação de competências.
É importante destacar que esse processo é fundamental em todos os setores de uma empresa. Contudo, nos departamentos de vendas e de atendimento ao cliente, essa avaliação se faz ainda mais relevante, pois são os colaboradores que trabalham nesses setores que lidam de maneira mais direta com os clientes e, consequentemente, devem evitar qualquer tipo de situação que cause algum transtorno, como não saber responder a alguma pergunta ou apresentar um produto ou serviço adequadamente.

Como Fazer uma boa avaliação de Competências?
Usando como exemplo uma equipe de atendimento ao cliente, um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas no momento de avaliar as competências de seus colaboradores é analisar apenas o conhecimento deles em relação aos produtos ou serviços sobre os quais irão falar com o público. Isso porque, embora esse fator seja realmente muito importante, a habilidade e a atitude dos atendentes também são aspectos crucias para que suas competências sejam plenas.
De fato, conhecer os produtos e/ou serviços sobre os quais recebem chamados é algo essencial para os atendentes. No entanto, apenas saber o que deve dizer não basta, também é necessário saber dizer da melhor maneira possível, o que caracteriza a habilidade, e sentir vontade de fazer, ou seja, ter atitude.
Alguém pode ser considerado realmente competente somente quando consegue aliar esses três fatores de maneira eficiente. Por tudo isso, é fundamental ter em mente que a competência e seus fatores são variáveis de acordo com a função desempenhada, o que deve ser ponderado no momento da avaliação.

Qual a relevância de Avaliação de Competências?
O principal intuito da avaliação é detectar possíveis falhas que estejam sendo cometidas, o que permitirá que sejam tomadas medidas para tentar eliminá-las. Destarte, esse processo pode ser determinante para o sucesso de uma empresa, pois ele pode identificar erros, aparentemente inexistentes, que estejam causando grandes prejuízos ou impedindo a obtenção dos resultados almejados.

Quais ferramentas podem Ajudar durante esse processo?
Durante a avaliação de competências, independentemente do tipo (existem alguns) que será implantado, é essencial contar com o auxílio de ferramentas que sejam capazes de obter relatórios rápidos e precisos e apresentar uma série de dados relevantes para esse processo. Nesse sentido, o sistema Acelerato é uma excelente solução, já que essa ferramenta on-line agiliza todos os procedimentos referentes ao atendimento ao cliente e à gestão de projetos ágeis, colaborando de maneira expressiva com o andamento de processos como uma avaliação de competências.