Neste Papo Rápido Wilson Souza dá algumas dicas para você se comunicar melhor.

Comunicar-se de maneira clara é mais complexo do que parece. Não por acaso que essa é uma das competências mais importantes para um líder. Afinal, a comunicação pode contribuir para motivar a equipe, ajudá-la a cumprir metas, entre outros benefícios.

A primeira dica é entender e adaptar a forma de se comunicar para cada pessoa. Há indivíduos que são mais formais e outros, não, para facilitar a compreensão do conteúdo é indicado analisar o público ou pessoa com a qual está se falando e usar um vocabulário condizente com aquele perfil

Avaliar o comportamento da pessoa com quem se está comunicando também é importante. Analisando os gestos e movimentos, é possível perceber sentimentos, como apreensão, nervosismo, relaxamento entre outros, lembre-se o Corpo também fala.

Na hora de falar de um projeto ou passar algumas informações importantes, você deve transmitir na voz segurança e firmeza. Esses são dois pontos que contribuem para uma maior atenção. Outra opção é utilizar recursos de apoio, como apostilas, textos impressos, apresentações em PowerPoint, vídeos etc.

Se precisar convencer a equipe de algo novo, não basta apresentar fatos e dados. Compartilhe histórias pessoais e experiências já vividas com a equipe. Isso diminui a resistência, dá significado ao que você diz, gera engajamento emocional e empatia.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui