capa-paporapido

Muito se tem falado da Crise que estamos passando, crise econômica, crise hídrica, aumento de gasolina, contas nas alturas e aumento de produtos em geral, mas e agora? O que devo fazer para não ser afetado diretamente por essa crise?
 
Abaixo vou dar algumas dicas que podem ser valiosas e auxiliar na gestão financeira de suas despesas.

  1. Organização: Pode parecer besteira mas a organização das nossas finanças é o primeiro passo para a economia e gestão orçamentária. Coloque em uma planilha todos os seus gastos fixos e variáveis e todo o seu ganho líquido, geralmente as pessoas tem a tendência de gastar mais do que se ganha e isso é um dos maiores erros que podemos cometer. Após fazer toda a organização das suas receitas e despesas, vamos para o próximo passo:
  2. Pague as contas em dia: Procure deixar anotado todos os vencimentos das suas contas, para evitar pagamentos em atraso, gerando assim multa e juros, além disso, caso a situação esteja muito feia, dê preferência para as contas que vão influenciar diretamente o seu dia a dia, como por exemplo, água, luz, aluguel, mercado, assim você evitará um outro estress. É importante também que você deixe os vencimentos das suas contas de acordo com as datas em que recebe, procure criar um equilíbrio para que você não fique sem nenhum dinheiro durante todo o mês.
  3. Pesquise: Pesquisar e comparar preço também é uma boa forma de economizar, no supermercado principalmente, compare preços e marcas, com uma economia aqui e outra ali isso já dará uma diferença no final do mês.
  4. Não precisa, não compra: Nesse momento de crise é muito importante você se fazer uma única pergunta antes de comprar algo, “eu realmente preciso disso?”. Seja sincero com você, se aquilo não for necessário naquele momento, então não compre, espere a crise passar.
  5. Cartão de Crédito: O tão consumido cartão de crédito é também o nosso maior vilão, se não utilizado com sabedoria ele pode virar uma bomba nas suas mãos. Se você realmente precisa de algo e custa caro e você vai parcelar, tente parcelar em poucas vezes e de preferência sem juros, além disso, sempre pague o valor máximo da fatura, pois sabe-se que os juros do cartão de crédito é um dos maiores.
  6. Seja criativo e não consumista: Ir ao shopping, cinema, restaurantes caros é muito bom, porém é necessário nesse momento? Existem muitas outras formas de se ter um bom lazer sem ter que gastar muito para isso, vá em parques, museus, teatros, assista um filme em casa, existe tanta coisa boa para se fazer e barata que você não ficará entediado. Use sua criatividade.

Essas são algumas dicas que podem ajudar e muito na hora de economizar e passar por esse momento tão delicado, mas é claro que isso exige disciplina e força de vontade.
 
Abaixo vou deixar o link de um vídeo que fiz ensinando como economizar e melhor ainda, como guardar dinheiro para uma viagem dos sonhos.

Assista ao Vídeo:

Links de Referência
* https://youtu.be/nAafg56EKKo
* https://youtu.be/Tn804hdvz9M

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.