capa-paporapido

Neste Papo Rápido Wilson Souza dá algumas dicas para te ajudar na integração entre Desenvolvimento e Suporte.

Todo mundo sabe que as empresas de software que possuem esses dois tipos de times bem integrados conseguem tornar seus processos muitos mais ágeis e ainda atender com mais qualidade seus clientes. E para melhorar o relacionamento e a integração, a empresa pode focar em 3 pontos;
 
O primeiro deles é definir bem os processos e problemas do negócio.
É necessário pensar e mapear os diversos cenários que podem ocorrer quando um cliente entra em contato com sua empresa. Dúvidas, reclamação, idéias, melhorias, bugs, para cada um deles é necessário definir um workflow de tratamento. É deixar claro qual o papel de cada time quando um deles ocorrer.
 
O segundo ponto tem a ver com empatia.
Depois de ter definido bem os processos do negócio é importante um time entender como é o trabalho do outro. Crie treinamentos internos, workshops, palestras até mesmo intercâmbios entre as áreas. Além de ser uma ótima forma de troca de conhecimento, o resultado é que aquele profissional terá novas perspectivas sobre o trabalho do outro e vai servir também para fortalecer os laços entre as equipes.
 
O ultimo e talvez o mais importante é com relação a comunicação.
De nada adiantará os outros passos se a empresa ou os times falham na hora de se comunicarem. Crie uma intranet, utilize software de relacionamento, chats, Faça pequenas reuniões diárias, Utilize quadros informativos como o Kanban, tenha uma pessoa responsável por fazer a ponte entre o suporte e o desenvolvimento e Use um Sistema de Help Desk integrado com Gestão de Projetos
 
Chegar nesse nível de integração não é uma tarefa fácil e depende da colaboração de todos da empresa. O resultado é maior satisfação do cliente, melhoria no relacionamento em longo prazo, redução de custos e um aumento das receitas.

Abaixo deixo um vídeo explicando melhor como Integrar os seus times e também alguns links de referencia para estudo.

Links Referencia:
* http://blog.acelerato.com/gestao/gestao-de-conhecimento-na-empresa/
* http://blog.acelerato.com/help-desk/como-integrar-time-de-suporte-e-desenvolvimento/
* http://blog.acelerato.com/artigo/10-dicas-para-melhorar-a-comunicacao-na-equipe/
* https://youtu.be/rBJ0nGAB9iQ

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.