capa-paporapido

Kanban é uma metodologia de sinalização para controle de fluxo de operação aplicada em indústrias de forma geral. No setor de TI, Kanban também é uma ferramenta visual de gestão de fluxo de desenvolvimento. Os famosos quadros de post-it !

Gerenciar o seu trabalho através de um sistema Kanban revela como o trabalho flui através do processo de seu time. Desse modo se obtém uma visão sobre onde o trabalho fica preso ou bloqueado , ajudando a identificar oportunidades para eliminar desperdícios, melhorar seus processos e aumentar a eficiência .

Uma vez que seu sistema Kanban está desenvolvido , torna-se o alicerce para a melhoria contínua . Kanban é uma técnica de evolução, não revolução. Incentiva uma abordagem experimental onde as equipes devem melhorar de forma colaborativa.

Conhecer as métricas que você pode medir – e os efeitos que têm sobre si – permite se concentrar em um objetivo de melhoria específico, que pode se tratar de uma entrega mais rápida , entrega previsível, ou trabalho de maior qualidade.

Para engajar seu time na Melhoria Contínua do processo, pode ser útil passar algumas semanas utilizando métricas simples e realizando experimentos a serem discutidas em suas retrospectivas. Algumas delas são:

 

WIP (Work in process)

O total de trabalho em processo são todas as tarefas presentes no quadro Kanban do seu time, é tudo que qualquer integrante do time tenha iniciado mas ainda não esteja completamente finalizado. Ao começar a limitar seu WIP em cada fase de seu processo perceberá que a entrega será mais frequente e com mais qualidade.

Uma forma de limitá-lo é dividir o total de WIP pelo número de responsáveis na fase do processo que possui gargalos (É possível notá-los ao verificar um grande número de tarefas paradas por um longo período de dias em uma fase).

 

Blockers (Bloqueadores, Impedimentos)

É o número de tarefas em impedimento. Uma tarefa em impedimento não pode ser movida para a próxima etapa do processo por causa de algum tipo de problema. É um sinal de alguma dependência não finalizada, um defeito ou falta de habilidade do time que precisa de alguma informação externa para que seja finalizada.

Foque em três perguntas enquanto mensura impedimentos:

  • Quantas tarefas estão impedidas?
  • Quanto tempo estão impedidas?
  • Qual fase do processo o impedimento está ocorrendo?

Você pode atualizar a cada reunião diária os dias em que cada tarefa está em impedimento.

 

Troughput

É o número de tarefas completadas por período de tempo (Sprint se você mescla Kanban com Scrum). Registre a cada semana ou a cada Sprint finalizado quantas tarefas foram entregues e veja se houveram melhorias conforme suas mudanças no sistema Kanban.

 

Lead Time

É a quantidade de tempo que levou para uma tarefa atravessar o seu quadro Kanban. O relógio inicia-se quando uma tarefa é colocada no quadro e para quando movida para a fase de “Done”.
Em suas retrospectivas não esqueça de sempre atualizar suas métricas e compará-las com outros Sprints para ver o quanto está sendo efetivo as mudanças que for realizando para melhorar seu processo.

Com o tempo seu time começará a ficar melhor em analisar essa métricas. A cada retrospectiva forme uma hipótese, teste com um experimento na próxima rodada ou sprint, meça o resultado e formule uma conclusão. Pense na retrospectiva como um lugar para formular e validar experimentos!

 

Inclua fases, WIPs, mude algum item do processo, pense em como agilizar a resolução de impedimentos, experimentar é o melhor caminho para sustentar seu sistema Kanban, melhorar o valor de negócio, e manter seu time engajado na melhoria contínua.
Não se esqueça, o Kanban é um método evolucionário!

Aproveitando o assunto, segue vídeo comentando os principais aspectos sobre a melhoria contínua com Kanban, confira!

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui