capa-paporapido

No Papo Rápido de hoje, Larissa Ramos fala sobre Missão, Visão e Valores de uma organização.

Mais do que belas palavras ditas aos colaboradores, Missão Visão e Valores devem andar em consonância com o que de fato acontece dentro e fora do ambiente corporativo quando trata-se de algo inerente a organização. Enquanto a missão refere-se à razão de ser de uma determinada empresa, a visão norteia o modo como esta conduzirá seus esforços para que se atinjam os objetivos almejados. Os valores dizem respeito à forma como tudo se desenvolverá, de maneira a se pautar em condutas próprias de cada ambiente.
É importante que os objetivos estejam sempre alinhados com estes três pilares de qualquer boa gestão. Para isso, listamos algumas dicas de como conseguir este intento:

1- Conheça a fundo a empresa onde trabalha:
A melhor forma de estar em conformidade com algo, é conhecê-lo de perto e de maneira profunda. Procure em todos os meios possíveis, como tudo começou e de que forma os acontecimentos se desenrolaram ao longo do tempo. Este exercício poderá esclarecer muitas questões e ajudar no momento de se portar frente aos desafios profissionais.

2- Pense de forma coletiva:
Vestir a camisa da empresa pode parecer uma expressão ultrapassada, mas mesmo nos dias atuais pode representar um jeito importante de se conduzir dentro da organização. Quando a empresa prospera, o fruto de sua fartura é de responsabilidade de todos os colaboradores, o que reforça a importância de dar o melhor de si, sempre atentando para os objetivos traçados, procurando manter-se no firme propósito de corresponder ao que foi proposto como ideal.

3- Entenda a importância da boa comunicação:
Comunicar-se é uma das necessidades fundamentais do ser humano. Nesse caso, onde deseja-se o alinhamento de missão, visão, valores e objetivos, o emprego permanente de mecanismos que possibilitem a fluidez da comunicação, é imprescindível. Deve-se evitar interferências negativas nos canais oficiais, tais como rumores, por exemplo. O mais importante é esclarecer o que se espera de cada um e tentar sanar possíveis problemas de forma esclarecedora, sem deixar que dúvidas contaminem a equipe de trabalho.

4- Acompanhe os resultados:
Realizar uma avaliação periódica acerca do próprio desempenho, possibilitará com que se perceba se o os objetivos estão de fato sendo alcançados dentro das condições estabelecidas. Essa mensuração pode ser efetuada mesmo que de forma informal, pois o importante é que se tenha a percepção dos possíveis progressos.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui