Neste Papo Rápido, Joyce Souza dá continuidade ao assunto de mix de marketing falando sobre Praça.

Do inglês Placement, Praça pode ser entendido como Colocação no Mercado. Isso significa que a Praça é responsável, especificamente, por como o cliente chega até você ou aos seus produtos e serviços. Diz respeito ao caminho que o produto percorre desde a produção até o seu consumo, sendo que cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo da melhor maneira e ao menor custo possível.

Sabemos que possuir um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar as vendas. É necessário também a existência de uma forma eficiente de conduzir os produtos até os compradores finais. E é exatamente aí que a Praça entra em ação. Ela está relacionada à logística e a distribuição, dois fatores extremamente importantes na hora de disponibilizar mercadorias aos seus consumidores, que muitas vezes exigem comprar seus produtos em locais que lhe sejam acessíveis, convenientes e disponíveis.

A determinação da estratégia de distribuição para os produtos possui variadas possibilidades logísticas, com diferentes custos, tempo de entrega e número de intermediários. E a definição do mercado-alvo e posicionamento do produto ainda permite à empresa eleger o tipo de distribuição, podendo ser:

Exclusiva: aplicada aos pontos de venda que comercializam somente os produtos próprios.

Seletiva: quando a fabricante do produto escolhe apenas os pontos de venda que possuam perfil semelhante ao seu o produto.

Intensiva: que é aplicada na maioria dos bens de consumo. Pressupõe dispor os produtos no maior número possível de estabelecimentos, a fim de aumentar as vendas.

A distribuição dos produtos se dá, em sua grande parte, através de atacadistas ou lojas varejistas que representam o elo final de acesso do consumidor ao produto ou serviço que ele necessita.

Cabe ao fabricante escolher o melhor sistema de distribuição se baseando em características como disponibilidade de recursos, potencial de mercado, concentração geográfica dos clientes, necessidade de estocagem, entre outros.

Lembre-se, as decisões de marketing aplicadas à praça ainda incluem a definição dos aspectos da loja, sortimento dos produtos, estocagem, layout, ambiente interno, comunicação e o estudo do mercado-alvo.

Assista ao vídeo. =D