Neste Papo Rápido, Joyce Souza fala sobre o último P do mix de marketing: Promoção.

Promoção, no Marketing, é diferente de liquidações e Sales que vemos em lojas nos Shoppings e em centros comerciais.
Aqui, Promoção possui o sentido de Promover marcas e soluções. São Estratégias de divulgação, Comunicação que empresas utilizam para “conversar” com os seus clientes sobre os seus produtos e serviços.

De forma simplificada a Promoção pode ser definida como “O composto de marketing que se preocupa com todo o processo de venda e comunicação de produtos e serviços”.

Refere-se a estratégias on-lines como links patrocinados, Fanpages e estratégias off-line como anúncios, propaganda em rádio ou TV, entre outras possibilidades.

Se você está alterando o seu produto e possui um público versátil, por exemplo, você pode apostar em promoções divertidas para apresentar a novidade ao público-alvo. Mas se você está reposicionando o seu produto no mercado, você pode apostar em um vídeo institucional anunciando a mudança. Tudo depende da ação que sua empresa deseja realizar.

Este P está intimamente ligado à comunicação no processo de venda e, com a evolução conquistada nas últimas décadas, com a adição de novas ferramentas de comunicação, isso proporcionou profunda mudança no relacionamento com o consumidor, onde pode-se estabelecer o gerenciamento “one to one” ou cliente a cliente, onde os produtos podem ser personalizados e adaptados, com o objetivo de oferecer ao cliente o que ele realmente necessita e deseja.

Por isso, lembre-se: Antes de tomar a decisão de promover, ou seja, anunciar qualquer mudança ou lançamento de novos produtos e serviços da marca, realize uma pesquisa com o seu público-alvo e esteja certo de suas estratégias. Pesquise o meio de comunicação que deseja vincular a promoção, para que ela não tome proporções indesejadas.

Com os cuidados certos e utilizando um programa de marketing eficaz que combine todos os elementos do mix de marketing (os 4 P’s aqui apresentados) e entregando valor aos consumidores, sua empresa conseguirá melhores resultados e assim, aumentará a demanda de seus produtos e serviços.

Assista ao Vídeo. =D