Neste Papo Rápido, Larissa Ramos fala sobre Ferramentas Colaborativas.

Uma ferramenta, software ou aplicativo colaborativo tem com principal finalidade o compartilhamento de arquivos de trabalho entre pessoas que desenvolvem uma tarefa em comum e que, portanto, precisam da colaboração para melhorar o rendimento ou aumentar a produtividade.

Normalmente, esse tipo de programa oferece uma série de soluções, como o acompanhamento do fluxo de trabalho, a criação de formulários, comunicados internos, compartilhamento do aprendizado, edição simultânea de textos, dentre muitas outras soluções.

Utilizando ferramentas corporativas sua empresa terá muitas vantagens, sendo elas:

Otimização da comunicação interna: Por meio de um software de gestão da informação é possível melhorar significativamente a comunicação interna da empresa. As redes sociais corporativas são recursos bastante úteis e podem substituir os aplicativos mais populares, de modo a reduzir também a perda de produtividade com assuntos não relacionados aos negócios.

Integração entre empresa, fornecedores, parceiros e clientes: o software de gestão de informação também é capaz de melhorar a comunicação entre a empresa, fornecedores, parceiros e clientes, estreitando os relacionamentos e aprimorando os processos internos.

Reorganização de processos com foco em produtividade: outro aspecto importante é a utilização do software para reorganizar e padronizar os processos, além de documentar e centralizar todas essas informações.

Gestão do conhecimento: Uma preocupação comum ao mundo corporativo, é a gestão do conhecimento, pois esse conceito engloba todo o know-how e a competência da empresa, por isso, demanda cuidado e atenção. Através do software, também é possível centralizar documentos corporativos, além de compartilhar os arquivos com as equipes e outras organizações, interna e externamente, de forma segura.

Assista ao vídeo. =D