Neste Papo Rápido do Acelerato, sistema de help desk, service Desk e gestão de projetos, Wilson Souza fala sobre o Networking.

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Através da troca de informações e experiências, o profissional que realiza Networking só tem a acrescentar em seu perfil tanto de modo profissional quanto pessoal.

Fazer networking não é só ir a eventos de sua área e entregar cartões de visita. Na verdade, existem muitas maneiras de ampliar sua rede de contatos profissionais – algumas que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça. Por isso, confira algumas estratégias para um bom networking.

Primeiro: Aproveite os momentos casuais. Nem sempre é possível convidar uma pessoa para um café afim de fortalecer a relação profissional.

Por meio da Internet mande uma mensagem casual parabenizando uma pessoa por um feito ou, até mesmo indique algum artigo que tenha a ver com ela. Uma pequena atitude é suficiente para aumentar a conexão e fazer com que você esteja sempre na cabeça de seus contatos.

Segundo: Lance mão das redes sociais utilize seu LinkedIn, Twitter, Instagram e até mesmo o Pinterest.

O importante é que você siga e interaja com pessoas relevantes de sua área. Aproveite para criar uma presença virtual forte, assim, você também pode se tornar uma profissional-referência no seu segmento.

Terceiro: Crie conexões com todos. Não importa se é o CEO ou diretor da sua empresa ou o estagiário: todos fazem parte de sua rede de contatos.

Não caia no engano de se preocupar em cultivar boas relações apenas com quem está acima de você. Lembre-se que o mercado de trabalho é extremamente dinâmico e, por isso, os profissionais devem se relacionar de maneiras diversas.

Quarto: é Vá além de sua área. É comum que algumas profissões se isolem entre colegas. Procure construir relacionamentos em outros setores e até mesmo fora do ambiente de trabalho, contatos espontâneos podem reservar ótimas surpresas.

Quinto: Seja direto. Demonstrar transparência no contato pode ser a melhor opção em muitos casos. Por exemplo, se você precisa de um conselho de um ex-chefe, pode ser mais efetivo já deixar isso claro desde o princípio. Isso vale tanto para contatos feitos pessoalmente quanto para as abordagens via mensagem e redes sociais.

Fonte:
https://www.lovemondays.com.br/blog/5-estrategias-de-networking

Assista ao vídeo. =D