Neste Papo Rápido, Joyce Souza fala sobre o Pensamento Sistêmico.

O Pensamento sistêmico, nada mais é do que a ideia de que o todo é sempre mais importante do que as partes que o compõe. Ou seja, por mais que cada parte tenha as suas características, o que é levado em consideração no primeiro momento é o todo.

Um exemplo interessante seriam as partes de uma casa. Cada uma tem a sua importância, porém a casa, em sua totalidade, é o mais relevante, se pensarmos de forma sistêmica. Desse modo, não há tratamento diferenciado nesse tipo de pensamento, o foco deve estar sempre voltado para o todo.

O Pensamento Sistêmico acredita que a propriedade está conectada na totalidade do projeto, por isso, do que adianta uma parte funcionar corretamente no projeto, mas a outra parte atrapalhar o rendimento total?

Dessa forma, pode-se apontar alguns princípios fundamentais para um eficiente pensamento sistêmico.

• O primeiro princípio é que nos sistemas, nada acontece de forma isolada. Isso deve ser a chave para a eficiência do pensamento. Acredita-se, assim, que o indivíduo deve analisar o que será afetado e qual o resultado será obtido por meio de sua ação, de modo geral;

• O segundo ponto é que o indivíduo deve resistir de reagir perante os acontecimentos imediatos. Nesse caso, é preciso indagar os acontecimentos, se é padrão ou se já corresponde a outros acontecimentos similares. Na situação de similaridade, ele deve procurar uma mudança na estrutura a fim de melhorar o sistema e evitar que eventos indesejáveis aconteçam;

• E o último ponto é que os sistemas são divididos em várias partes, assim, o indivíduo deve ter essa consciência e respeitar os diferentes lugares que cada pessoa respectivamente ocupa.

E dentro de uma organização não é diferente. Nada é mais importante que a valorização de toda a empresa. Com isso, não deve existir partes de uma determinada empresa que se sobressaem das demais. Isso é contrário ao pensamento sistêmico, pois na visão sistêmica, o que deve ser privilegiado é o resultado da organização como um todo.

Vale ressaltar que o desenvolvimento do pensamento sistêmico começa a partir da construção do planejamento estratégico de uma empresa. Nele estão contidos todos os objetivos, bem como as ações que precisam ser tomadas, em determinado período fixado, para alcançar o sucesso almejado.

Assista ao vídeo. =D