Neste Papo Rápido do Acelerato, Larissa Ramos fala sobre Stakeholder.

Os Stakeholders de um projeto são todas as partes interessadas, tanto pessoas como organizações, e que podem ser afetadas pelos processos de desenvolvimento, como por exemplo, o gerente de projetos, os patrocinadores, os acionistas – chamados, especificamente, de Shareholders – a equipe em geral e o cliente interessado. Na prática, também podem ser incluídos como Stakeholders de um projeto os investidores, os fornecedores e até os concorrentes do empreendimento.

No modelo Stakeholders, que é o mais recente e surgiu nas últimas décadas, a empresa é vista como uma organização social que tem como missão proporcionar algum tipo de benefício a todos os envolvidos ou partes interessadas do negócio. O objetivo desse modelo é gerar equilíbrio social, por isso também é conhecido como modelo de responsabilidade social ou corporativo.

De acordo com essa linha o lucro que é alcançado pela companhia deve ser dividido, proporcionalmente, conforme a participação de cada parte interessada, ou seja, com os acionistas ou proprietários – que são os shareholders – com os clientes, os fornecedores, e demais envolvidos. Neste modelo, além da vertente financeira, a vertente social e retributiva também ganha importância.

Já o modelo chamado de Shareholders – que prevaleceu, quase que exclusivamente, durante toda a Era Industrial – refere-se especificamente aos acionistas do empreendimento. Aqui, a empresa é vista, essencialmente, como uma entidade econômica que deve preocupar-se em trazer benefícios apenas aos seus proprietários ou acionistas. Por conta disso, essa linha de pensamento é conhecida também como um modelo de responsabilidade financeira, visto que, o sucesso do empreendimento é medido quase que unicamente pelo seu lucro.

Todos os Stakeholders, independente do papel direto ou indireto que exercem na gestão de resultados, são elementos cruciais quando se trata de planejamento estratégico de uma empresa.

Assista ao Vídeo. =D