Neste Papo-Rápido, Larissa Ramos fala sobre Perguntas Certas.

Você sabia que o desenvolvimento das pessoas não está, necessariamente, em dar respostas certas aos seus liderados… mas sim em fazer as perguntas certas?

Muitas vezes, quando um liderado nos procura com algum problema, geralmente já nos vem à cabeça a maneira de resolvê-la. No ímpeto de já dar as respostas de “bate-pronto”, acabamos dando orientações como “faça isso”, “faça aquilo”, “fale com fulano” ou “procure sicrano”.

É certo que este tipo de postura ajuda no desenrolar dos trabalhos do dia a dia… e sem dúvida é o caminho mais curto para garantir que os assuntos caminhem. Porém, enquanto líder, você tem a responsabilidade pelos resultados da área, mas também pelo desenvolvimento da sua equipe.

Desta forma, uma das opções de desenvolvimento é fazer perguntas certas para a sua equipe. Mas como fica isso na prática? Por exemplo… O que pode ser feito para que o problema seja identificado antes do cliente?

Note que são perguntas provocativas, justamente para que seja formada uma linha de pensamento. Assim, neste exato momento, você está exercendo o seu papel de líder… e, como diz o bom e velho ditado, ensinando a pescar ao invés de entregar o peixe!

Pode parecer o caminho mais difícil e demorado… e até é. No entanto, por outro lado, liderar com este tipo de atitude o torna um líder muito mais justo.

Porque você deixa de ser um “limitador” no desenvolvimento dos seus liderados e passa a ser um “instrumento” de desenvolvimento pessoal para com a equipe.

Confira o vídeo: