No Papo Rápido de hoje Wilson Souza dá algumas dicas para você montar o seu Planejamento Estratégico.

Iniciar o planejamento estratégico do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.

Infelizmente estamos passando por um momento de turbulências no cenário econômico e por esse motivo aquelas empresas que planejam e se preparam são aquelas que se sobressaem perante aos concorrentes.

Por isso confira 10 dicas importantes para montar um planejamento estratégico eficiente:

A primeira dica é OLHE PARA O FUTURO PRÓXIMO. Antes de tudo, você deve ter bem claro que o planejamento estratégico não deve ser pensado para um futuro muito distante.

Fazer isso só fará com que você perca tempo e energia, além de não ter resultados palpáveis. Concentre-se em períodos menores, de dois, cinco e dez anos. Assim você terá informações mais precisas para trabalhar.

A segunda dica é COLOQUE TUDO NO PAPEL. É preciso que você documente tudo o que está em sua cabeça, assim será mais fácil identificar possíveis oportunidades e riscos.

Defina os objetivos a ser atingidos, estabeleça prazos e indique as ações necessárias e os responsáveis por alcançá-las. Tenha sempre como norte a missão principal do seu negócio.

A terceira é VAMOS POR PARTES.O objetivo é um só, mas cada área da empresa tem suas próprias rotinas e atividades,

Portanto, pense em cada aspecto do negócio – marketing, vendas, produção, finanças – e atribua metas tangíveis a cada uma delas.

A quarta dica é TENHA UM PENSAMENTO MACRO-AMBIENTE. Lembre-se que o ambiente externo também influencia seu negócio.

O aumento do preço da matéria-prima, a taxa de juros, o crescimento ou retração da concorrência – tudo isso pode afetar o seu negócio. Portanto, esses elementos não podem ficar de fora da equação.

A quinta dica é justamente o outro lado da moeda ou AMBIENTE INTERNO. A equipe e os procedimentos internos do negócio também devem ser fonte de investigação.

Isso serve para que você descubra quais são as qualidades ou forças das sua empresa e o que deve ser melhorado ou as fraquezas que você tem.

A sexta dica é FORMULE A ESTRATÉGIA. Agora que você já pegou todos dados, é hora de estruturar a estratégia que será adotada em cada período estipulado.

Aproveite esse momento para deixar os funcionários cientes de cada passo que a empresa vai dar. fazendo com que eles participem da implantação das estratégias para que os objetivos sejam alcançados mais facilmente. Lembre-se quando o colaborador se sente parte da equipe, trabalha mais satisfeito e traz melhores resultados.

A sétima dica SAIA DA ZONA DE CONFORTO. O planejamento estratégico é feito para tirar as pessoas da zona de conforto.

Seja mais seletivo e tenha coragem de interromper coisas que não trazem resultados e de mudar situações que só trazem estresse.

A oitava dica é NÃO SE ESQUEÇA DA CONCORRÊNCIA. Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo.

Saber como foi o ano passado dos principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências usaram podem servir de insights importantes para sua empresa planejar o ano que vem.

A vantagem de acompanhar de perto seus concorrentes é a velocidade de aprendizado que isto traz para seu negócio. Aproveite para aprender com os erros e acertos deles!

A nona dica é MONITORE SEMPRE. De nada adianta planejar e executar as ações se não acompanhar os resultados.

Só com o acompanhamento regular dos resultados é possível conhecer onde a empresa pode melhorar seus investimento, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir e testar novas estratégias.

E por fim, a Decima dica é AVALIE OS RESULTADOS. A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional.

Assista ao vídeo:



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui