Neste Papo Rápido Wilson Souza fala sobre como reduzir custos com Atendimento sem prejudicar sua qualidade.

Obter um retorno satisfatório sem ter que fazer grandes investimentos é o sonho de todos os empreendedores. Contudo, não é nada fácil conseguir isso. Mesmo assim, principalmente em tempos de instabilidade econômica, reduzir gastos é extremamente necessário, mas sem que haja queda também na qualidade do serviço.

No atendimento ao cliente, que é uma das áreas mais propensas a terem o orçamento reduzido, existem diversas maneiras de manter a qualidade mesmo com a diminuição dos gastos. Sendo que em médio e longo prazo, é possível até melhorar o atendimento somente com a implantação de algumas práticas para diminuir custos. Por isso, confira algumas formas de reduzir os custos com atendimento sem perder a qualidade.

A primeira é investir em qualificação. Muitos podem se perguntar se não é muito caro oferecer cursos e treinamentos para a equipe de atendimento. Contudo, mais caro será cada atendimento se os profissionais não forem capazes de resolver os problemas e as dúvidas dos clientes rapidamente.

Investir em qualificação significa reduzir os gastos com atendimentos insatisfatórios. Logo, esse é um meio de diminuir os custos e ainda por cima aumentar a qualidade do atendimento.

A segunda é organizar os trabalhos e medir os resultados. Muitas vezes, a desorganização, mesmo que não seja evidente, acaba boicotando os resultados. Dessa forma, organizar todos os trabalhos é um fator fundamental para que não sejam feitos gastos desnecessários e os investimentos sejam focados no que realmente é relevante.

O outro ponto é medir os resultados para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, pois isso evita gastos com atividades que não estão apresentando o retorno esperado.

E a terceira é Automatiza as tarefas. Automação é a palavra da vez no Help Desk, pois com ela tudo fica mais simples e melhor. Ao automatizar tarefas, além de diminuir diretamente os gastos com pessoal, também há uma otimização dos serviços.

A tecnologia permite que ações desenvolvidas através de ferramentas on-line sejam bem menos propensas a erros que àquelas feitas por pessoas repetidas vezes, sendo bem mais versáteis. além da obtenção de relatórios e dados sobre as atividades e as interações com os clientes, ou seja um atendimento eficiente a qualquer hora e lugar.

Assista ao vídeo.