No Papo Rápido de hoje, Larissa Ramos fala sobre como Reter Talentos.

Para conseguir encarar a crescente competitividade que há no mercado atual, independente do segmento de atuação, é importante para qualquer empresa reunir uma equipe qualificada que contribua para a ascensão do negócio. Reter talentos em uma organização deve ser uma das prioridades dos gestores.
Portanto, é fundamental o investimento em ações que atendam as expectativas dos colaboradores promovendo benefícios e remuneração adequada, oportunidades de crescimento dentro da empresa, reconhecimento do desempenho profissional, entre outros.
Veja mais alguns fatores que podem influenciar e servir de motivação para a retenção dos talentos na sua empresa.

Valorização do potencial
Um funcionário que se sente valorizado é mais produtivo e trabalha melhor. Muitos colaboradores saem em busca de novas oportunidades não pelo salário, mas sim por se sentirem frustrados diante da falta de reconhecimento de seu desempenho na empresa.

Oportunidades de crescimento dentro da empresa e benefícios
Seja por meio de um plano de carreira bem definido ou pelos benefícios como plano médico de qualidade e descontos em universidades oferecidos pela organização, os funcionários se sentirão inclinados a buscar sua ascensão profissional dentro da empresa.

Investir no treinamento e qualificação
Além da possível chance de descobrir talentos escondidos, investir no treinamento dos funcionários é um ato importante para a criação e manutenção de uma equipe de alto nível. Elevar o padrão de qualificação da equipe é um grande passo rumo ao sucesso.

Estimular a comunicação eficiente entre liderança e colaboradores
Uma boa comunicação entre liderança e funcionários é imprescindível para o relacionamento duradouro e estável dentro de uma organização. É interessante criar uma rotina diária para a troca de informações buscando o máximo entrosamento da equipe.

Proporcionar um ambiente profissional agradável
O ambiente saudável é capaz de estimular a produtividade dos colaboradores. A existência do respeito, flexibilidade e empatia entre equipe e liderança é um fator que pode contribuir para o estímulo criativo e cativar a permanência dos talentos existentes, bem como influenciar na descoberta de outros.